Na última sexta-feira (20) e sábado (21), o Sinttrol ofertou um curso de transporte escolar nas dependências do sindicato. As aulas podem ser validadas no Detran – para quem já tem o processo de obtenção desse tipo de licença aberto por lá – e contribuir para a certificação de motoristas que desejam trabalhar nesse ramo ou para a reciclagem dos profissionais.

O curso, que teve a duração de 15 horas/aula, foi ministrado pelo professor Eros Fernandes, do Instituto São Cristóvão (ISC), organização vinculada à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). Foram 28 alunos presentes nas aulas, que ficaram divididas entre a noite de sexta-feira e a manhã e tarde de sábado.

Embora o tema principal dos encontros seja o transporte escolar em si, também foram abordados outros assuntos correlatos, como legislação e primeiros socorros. Além das aulas,  houve espaço para que os alunos inscritos no curso pudessem tirar suas dúvidas e compartilhar conhecimentos com a turma.

Para o coordenador da área de cursos do Sinttrol, Odair Curtis, esse modelo de aulas participativas é importante para a troca de conhecimento entre a categoria. “Nós aprendemos muito uns com os outros. Acredito que o pessoal aprovou, porque a turma ficou muito contente com o curso”, contou.

Curtis explica ainda que, embora o curso tenha sido criado para ser enxuto, várias orientações de segurança no trânsito foram repassadas aos trabalhadores. “O professor passou várias instruções para prevenção de acidentes. Queremos que o motorista tenha cada vez mais conhecimento para não ter problemas com sua ferramenta de trabalho: a habilitação”, lembrou.

Sindicato oferecerá outros cursos do gênero

A oferta de turmas como essa não vai parar por aí. No próximo fim de semana, nos dias 27 (sexta-feira) e 28 de abril (sábado), o Sinttrol irá receber um curso de cargas indivisíveis. Esse conteúdo é obrigatório para quem deseja transportar cargas que são colocadas no caminhão em uma peça única, que não pode ser cortada – como rochas, toras de madeira ou guindastes.

As aulas serão realizadas na noite de sexta, das 18h às 23h, e no sábado, das 7h40 às 18h. Para se inscrever, é preciso entrar em contato com o Sinttrol pelo telefone (43) 3322-2242 e manifestar interesse.

Odair Curtis explica ainda que, além desse curso, outros a serem definidos serão realizados no futuro. “Quem tiver interesse, é só entrar em contato pelo telefone que avisamos assim que as próximas turmas forem confirmadas”, conta.

Fonte: Sinttrol