Quando o assunto é segurança do trabalho, logo pensamos em trabalhadores desenvolvendo atividades que oferecem grandes riscos à saúde e à integridade, como o manuseio de materiais cortantes ou maquinário pesado. Escritórios e repartições geralmente não são considerados ambientes inseguros para os empregados, mas, na prática, a coisa é diferente. Há diversas situações nesses locais de trabalho que podem colocar o trabalhador em risco.
Um escritório desorganizado, com objetos bloqueando os principais locais de passagem e piso escorregadio, aumenta as chances de tombos, por exemplo. O sistema elétrico também deve ser alvo de preocupação: a exposição de fios elétricos, a sobrecarga em uma tomada e as “improvisações” de materiais dessa natureza expõem o trabalhador a choques.
Além disso, as escadas precisam de cuidados especiais. A instalação de corrimãos e fitas antiderrapantes é fundamental para evitar quedas que, nesses casos, podem ter consequências muito graves. Os degraus também podem ser perigosos em locais de armazenagem de arquivos. Muitas vezes, o trabalhador precisa da escada para acessar documentos importantes que estão no alto. A empresa deve evitar armazená-los dessa forma, priorizando armários de chão.
Médio e longo prazos
A integridade do trabalhador no escritório não está relacionada apenas aos perigos mais evidentes. Um local de trabalho aparentemente inofensivo pode causar grandes danos à saúde do empregado a médio e longo prazos. É o caso de um ambiente sem ergonomia adequada.
A ergonomia diz respeito à adaptação das condições de trabalho às necessidades, habilidades e limitações do trabalhador. Cadeiras e mesas com alturas inadequadas, a altura incompatível da tela do computador e elementos mal posicionados nas mesas são apenas alguns dos problemas ergonômicos identificados em escritórios.
Não por acaso, grande parte das Lesões por Esforço Repetitivo (LERs) e das Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORTs) é resultado de um ambiente de trabalho sem ergonomia apropriada.
A iluminação também precisa seguir normas específicas para não causar danos à visão. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 17, o ambiente de trabalho deve contar com uma iluminação bem distribuída para evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os trabalhadores precisam estar atentos às possíveis irregularidades nos escritórios. “A empresa é responsável pela segurança do empregado em todos os ambientes. O trabalhador que notar descaso da empresa em relação à segurança nos escritórios deve entrar em contato com o sindicato, que tomará as medidas necessárias para reverter a situação”, orienta.
Fonte: Sindeesmat