Trabalhar enquanto todos descansam é algo comum para motoristas profissionais. No entanto, dirigir à noite sempre pode ser uma aventura com alguns obstáculos que não estão presentes à luz do dia. Por isso, os integrantes da categoria que viajam nesse turno precisam ter atenção dobrada.

Confira algumas dicas básicas de segurança do Sinttrol para sua viagem noturna ser mais tranquila e agradável!

Revise o funcionamento dos faróis

A iluminação é uma aliada imprescindível de quem precisa encarar as rodovias durante a noite. Antes de cair na estrada, é fundamental verificar se a manutenção do veículo como um todo está em dia, dando atenção especial para os faróis e luzes laterais.

Caso haja qualquer problema mecânico, não hesite em comunicar a empresa imediatamente e solicitar que a situação seja resolvida antes da viagem. Segundo o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a empresa tem a obrigação de zelar pela segurança do motorista, e deve ser cobrada para ter essa postura.

“Oferecer condições mínimas para que o trabalhador chegue ao destino final preservando sua vida é um dever do patrão, e não um favor. O empregador precisa providenciar a revisão do ônibus ou caminhão antes dos trajetos. Se isso não estiver acontecendo, é muito importante que a categoria comunique o caso ao Sinttrol, para que possamos investigar, executar as medidas cabíveis e buscar soluções para o problema”, comenta João Batista.

Faça suas paradas corretamente

Descansar é a palavra de ordem para motoristas que precisem trocar o dia pela noite. Faça todas as pausas previstas na legislação e aproveite esses intervalos para dormir. Lembre-se de que após viagens que durem mais de sete dias, o patrão é obrigado a conceder 24 horas de folga antes de solicitar uma nova demanda, justamente para que o condutor possa repousar.

Em hipótese alguma troque as horas de descanso por medicamentos estimulantes. Embora à primeira vista pareçam uma boa saída para enfrentar rotas longas, esses remédios podem causar efeitos colaterais devastadores – como desmaios, convulsões e ataques cardíacos ao volante.

Alimente-se da forma certa!

A sonolência também pode ser combatida com uma medida muito simples: fazer uma refeição leve antes de viajar, com muita salada e carne branca. Comidas muito pesadas potencializam o sono, dificultando ainda mais a missão de manter os olhos abertos e a atenção na estrada durante o trajeto.

Vá mais devagar

Manter-se dentro dos limites de velocidade é importante a qualquer hora do dia. À noite, é imprescindível.

Com a baixa visibilidade, buracos, animais, ciclistas e até mesmo pedestres podem passar despercebidos na estrada. Tirar o pé do acelerador é uma ótima forma de prevenir acidentes e ter tempo hábil para reagir caso encontre algum perigo iminente. Prudência nunca é demais!