Na mídia e nas redes sociais, o que não faltam são discursos atacando os sindicatos. As pessoas e instituições que fazem esse tipo de crítica questionam as contribuições sindicais e as intenções dos dirigentes, além de relacionarem as entidades a partidos políticos.

Primeiramente, é importante explicar que a diretoria do sindicato é composta por pessoas que atuam na área representada pela entidade. São trabalhadores que, assim como você, conhecem todas as dificuldades enfrentadas pela categoria e se propõem a encabeçar a organização da luta por melhorias.

Essas pessoas são responsáveis por desenvolver negociações e mobilizações para que você e seus colegas recebam aumentos salariais, tenham acesso a direitos trabalhistas, recebam benefícios, consigam exercer suas funções com segurança e condições de saúde adequadas, e que não sejam vítimas de nenhum tipo de abuso ou constrangimento por parte das empresas.

A participação do sindicato nesses processos é fundamental porque as entidades são como uma fortaleza da categoria, com estrutura e apoio – inclusive jurídico – para lutar pelos direitos dos trabalhadores, além de muitos outros benefícios.

 Afinal, pense na seguinte situação: se um único trabalhador vai dialogar com o patrão, sofre um risco muito grande de ser forçado a aceitar uma proposta que não é vantajosa para ele, apenas porque a empresa pode ameaçar demiti-lo. O sindicato é um coletivo que existe além do local de trabalho e que não pode ser ameaçado ou constrangido de nenhuma forma. É uma maneira de proteger a categoria de autoritarismos e injustiças.

É para isso que o movimento sindical luta: para que a classe trabalhadora não perca direitos e conquiste suas pautas de reivindicação.

Os empresários querem que você acredite que os sindicatos não servem para nada porque, na verdade, eles querem continuar explorando as pessoas e priorizando apenas o lucro. Não tenham dúvidas de que eles farão isso se a classe trabalhadora não puder se organizar.

Ainda em dúvida? Participe das assembleias que acontecerão de 28 a 30 de novembro e veja por conta própria como funciona a luta do movimento sindical.

Procure a diretoria e converse sobre suas reivindicações e dúvidas. Se aproxime de quem luta ao seu lado.