Sentir um pouco de sono durante o dia pode acontecer com qualquer um. Porém, quando o cansaço é tanto que o trabalhador não consegue realizar suas funções e o sono começa a atrapalhar o trabalho, é hora de procurar um médico. Esse sintoma pode estar sendo causado por um distúrbio de sono.

Em atividades que exigem atenção especial do funcionário, como é o caso dos motoristas, esse alerta se torna ainda mais importante. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), um dos problemas de saúde que causa a sonolência e que merece atenção desses profissionais é a apneia obstrutiva do sono. Esse distúrbio atinge cerca de 15% dos motoristas profissionais.

A apneia do sono se caracteriza pela parada respiratória durante o sono. Essa situação leva o motorista a sentir muito cansaço e sonolência durante o dia. O trabalhador que sofre com esse problema é capaz de dormir sentado, em pé ou até mesmo encostado numa parede.

Outros sintomas característicos da apneia do sono são os pesadelos, padrão de respiração anormal, respiração pela boca ou superficial, além de fadiga, ganho de peso, garganta seca e irritabilidade.

No geral, o trabalhador que vive com esse distúrbio é obeso e ronca muito durante a noite. Porém, alguns favores podem favorecer o desenvolvimento da apneia, como problemas respiratórios, nas cordas vocais, na faringe ou alterações na arcada dentária e no céu da boca.

Tratamento

O tratamento da apneia do sono costuma incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso através de exercícios físicos e alimentação saudável. O principal objetivo desse tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono. Em casos leves, os pacientes podem usar aparelhos odontológicos durante a noite. Em casos severos, é necessário o uso de uma máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas.

As cirurgias podem ser uma opção em alguns casos de apneia do sono. Dependendo da gravidade, podem ser realizadas cirurgias no nariz ou na cavidade óssea ou cirurgia para remoção de amígdalas e adenoides, que podem curar a doença em crianças, mas que nem sempre é eficaz em adultos.

O presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, ressalta que o trabalhador que sentir os sintomas da apneia do sono, deve procurar um especialista imediatamente. “Os motoristas precisam estar atentos o tempo todo durante o trabalho. Atenção é fundamental para evitar acidentes. Por isso, o sono e o cansaço representam um sério perigo para a categoria”, afirma.

Fonte: Sinttrol