Polígono na área central de Curitiba passa a ter novas regras para a circulação de veículos, monitoradas por radares fixos e móveis

É melhor o motorista que circula pelo centro de Curitiba ficar de olho no velocímetro. A partir desta segunda-feira (16) começa a valer o limite de 40 km/h nas principais ruas do anel central e quem está acostumado a pisar mais no acelerador pode ter dificuldades para se adaptar às novas regras. A atenção deve ser redobrada em 18 trechos de ruas em era possível trafegar a 60 km/h e em outros oito que permitiam circulação em até 50 km/h.

A chamada Área Calma engloba 140 quarteirões. O polígono é formado pelas ruas Mariano Torres, Luiz Leão, Inácio Lustosa, Visconde de Nacar e André de Barros e todas as demais vias que estão dentro do perímetro. A medida foi anunciada em setembro e desde as vias receberam adaptações, como mudanças na sinalização, para alertar os motoristas sobre as novas regras de circulação. Placas aéreas foram instaladas nas ruas que dão acesso à Área Calma e películas com a inscrição 40 km/h foram colocadas sobre o asfalto.

Além dos quatro radares instalados no polígono, outros oito foram colocados para ampliar o monitoramento dos limites de velocidade – que será controlada também por radares móveis. A prefeitura informou que a fiscalização não será reforçada – ou seja, além dos equipamentos já previstos para controlar a velocidade, o número de agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) seguir o padrão de outros dias na região central.

Na semana passada foram realizadas ações de orientação, para comunicar sobre as mudanças nas regras. As multas para os motoristas que desrespeitarem os limites vão variar de R$ 85,12 a R$ 574,61 – dependendo do porcentual excedido.

Fonte: Gazeta do Povo