Alguém acredita que o patrão vai conceder um aumento espontaneamente? Os reajustes salariais e a ampliação dos direitos dos trabalhadores são parte das disputas realizadas diretamente pelos sindicatos, que organizam e mobilizam as categorias que representam. Além disso, os sindicatos desempenham cotidianamente uma função de formação e cidadania dos trabalhadores, esclarecendo garantias, direitos, lutas e o papel das greves, por exemplo.

São os sindicatos que negociam de forma coletiva e conseguem bons acordos para os trabalhadores, assegurando a possibilidade de ampliar direitos garantidos por lei e adquirir novas conquistas. Essas operações impactam milhões de trabalhadores contratados, por exemplo, em negociações diretas frequentemente acirradas com as empresas ou com seus representantes setoriais.

A fiscalização é outra função indispensável, pois nem todas as empresas aplicam as conquistas e os direitos trabalhistas de forma correta. A ausência de fiscalização, por negligência do poder público ou por insuficiência de fiscais para atender todo o território nacional, faz com que o efeito da lei e dos Acordos ou Convenções Coletivas nem sempre seja observado.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, os direitos e as reivindicações em geral dos trabalhadores não estão na agenda dos patrões, ainda mais em tempos de crise. “Na estrutura das empresas, os trabalhadores são a parte mais fraca da relação. Para que possam obter maiores chances de negociação, as entidades representativas precisam dispor de recursos políticos e financeiros”, afirma.

Para João Batista, só assim o trabalhador terá maior eficácia para se contrapor ao poder das corporações empresariais. Mas não basta se filiar às entidades sindicais e cruzar os braços. Os principais motivos para que um trabalhador seja filiado ao sindicato da sua categoria são a união, a segurança, a importância da sua presença e a conquista de benefícios. Sem a participação efetiva do filiado, o sindicato se enfraquece e pode perder os seus objetivos.

História

No Brasil, os sindicatos cumpriram um papel decisivo e fundamental nos processos de organização e ampliação dos direitos dos trabalhadores nas últimas décadas. Destaca-se sua atuação no combate à ditadura, sendo uma das principais forças de resistência, e na luta pela redemocratização do país, nas campanhas pela anistia, pelas eleições diretas para presidente da República e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Fonte: Fetropar