A quantidade de brasileiros que considera o transporte público ruim ou péssimo subiu de 28%, em 2011, para 36% no ano passado, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado ontem. A situação mais problemática é verificada nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 51% dos moradores têm mais reclamações do que elogios a fazer. Na sequência, aparecem o Sudeste (36%), o Nordeste (34%) e o Sul (28%). 

A piora mais significativa ocorreu no Sudeste, uma queda de 41% para 21% no número dos que consideram o meio de deslocamento bom ou ótimo. Os problemas de capilaridade e frequência são os mais desanimadores, segundo os usuários. Dentre os entrevistados, 26% apontaram os dois quesitos como principais; em seguida, vêm a lentidão (24%), o preço (10%) e o fato de serem desconfortáveis (8%). 

“Embora esperado, esse aumento (na avaliação negativa) em quatro anos é expressivo. Os dados são importantes para chamar a atenção da sociedade. Houve uma discussão sobre o tema na época dos protestos (de junho de 2013), mas depois parou. É bom que o assunto esteja na mídia, para que as pessoas se deem conta de que passar três horas no trânsito é um absurdo”, opinou a economista da CNI Maria Carolina Marques.

Fonte: Folha de Londrina