A ergonomia é o estudo científico das relações do homem em seu ambiente de trabalho. Ela visa deixar mais segura e eficaz a atividade realizada pelo profissional, facilitando a interação com seu ambiente de trabalho e os equipamentos que ele utiliza para realizar suas funções.

Os motoristas de caminhão passam a maior parte de sua rotina profissional dentro da cabine do veículo. A postura ao volante interfere diretamente na sua saúde e no seu bem-estar, dentro e fora do caminhão.

Por isso, é preciso que o motorista encontre uma posição confortável dentro do veículo, evitando que alguma parte do corpo seja sobrecarregada. As condições do caminhão afetam esse aspecto diretamente. Portanto, o empregador precisa disponibilizar veículos novos e com a manutenção em dia, para que seus funcionários possam atuar da forma mais confortável possível.

No caso dos motoristas profissionais, ficar muito tempo sentado, em uma única posição, pode causar fortes dores em várias partes do corpo. Se não tratadas, essas dores podem se transformar em doenças graves.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, contribuir com a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar dos funcionários é uma das obrigações dos empregadores.

“Ao ser aplicada na empresa, a ergonomia proporciona um ambiente favorável durante a jornada. Avaliar as relações dos empregados com os equipamentos e o ambiente de trabalho colabora com a diminuição do cansaço, do estresse e evita lesões”, afirma.

Treinamento

Algumas empresas já estão investindo em treinamentos voltados especificamente para a ergonomia dos motoristas de caminhão, em busca de soluções para tornar o espaço limitado de uma cabine, um local confortável. Durante a rotina de trabalho, é possível cuidar da postura e adotar estratégias que irão prevenir problemas de saúde.

Praticar atividades físicas, manter os ombros relaxados e na mesma altura, posicionar a lombar no encosto, distribuir o peso do corpo entre o quadril e a parte de trás da coxa e manter os joelhos dobrados a pouco mais de 90° são alguns cuidados ensinados durante os treinamentos. Essas estratégias ajudam o motorista a ter mais conforto durante o seu trabalho.

Fonte: Sinttrol