Não são só as características físicas que tornam a Curva da Santa – localizada no km 668 da rodovia BR-376 – um dos pontos mais críticos da Serra Mar. O comportamento dos condutores tem peso decisivo na ampliação de risco do ponto, que foi palco de 246 acidentes nos últimos seis anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federa (PRF), mais de 90% dos desastres (221) foram causados por abusos cometidos pelos motoristas, como excesso de velocidade ou por falta de manutenção nos veículos. Casos que poderiam, portanto, terem sido evitados.

A Curva da Santa fica a cerca de 18 quilômetros do início da serra. Trata-se de um segmento de sinuosidade acentuada e em declive – ou seja, uma curva fechada na descida. Não por acaso, a velocidade está limitada a 60 quilômetros por hora. Além das placas de sinalização e de três radares especiais com pórticos e displays eletrônicos alertando para os riscos, os desastres se sucedem no trecho. Quase sempre se tratam de casos graves e que envolvem caminhões que não conseguiram fazer a curva.

“O limite de 60 quilômetros por hora não é por acaso. Se o condutor vier acima disso, não vence a curva”, enfatizou o agente Fernando Oliveira, da comunicação social da PRF. “É considerado um ponto crítico não só pelo volume de acidentes, mas pela repercussão social das ocorrências, que implicam em interdição de pista, deslocamento e em gravidade”, acrescentou. Nos últimos seis anos, 13 pessoas morreram e 150 ficaram feridas (44, com gravidade) em ocorrências no trecho.

Comportamento

Elaborado pela PRF, um mapeamento das causas presumíveis dos acidentes aponta que mais da metade dos casos ocorreu por excesso de velocidade dos motoristas. Entre os fatores que motivaram os desastres aparecem a falta de atenção, ingestão de álcool, desobediência à sinalização ou fato de o condutor ter dormido ao volante.

Além disso, dois em cada dez acidentes foram causados por falhas mecânicas nos veículos, o que, segundo a PRF, está relacionado à negligência dos motoristas: poderia ter sido evitado com manutenção e revisão dos carros e caminhões. Prova disso são os resultados da “Operação Serra Segura”, realizada por meio de parceria entre a PRF e concessionária Autopista Litoral Sul. Em nove edições, a iniciativa fiscalizou 550 veículos de carga. Mais de 40% apresentavam problemas mecânicos.

“O que se poderia fazer no trecho, foi feito. Agora, depende do motorista, porque 90% dos acidentes ali é

[causado por] imprudência, negligência ou imperícia”, definiu Oliveira.

Fonte: Gazeta do Povo