A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), aprovou nesta segunda-feira (13) nota de repúdio ao atentado ocorrido no domingo (12) em uma boate LGBT, em Orlando (EUA). Foram mortas pelo menos 50 pessoas que estavam no local e 53 ficaram feridas.

Na nota, lida por Paim, afirma-se ser “inadmissível calar-se frente a tal barbárie”. Afirma-se ainda que “o grau de intolerância, ódio, discriminação e racismo que vivenciamos todos os dias mostra que estamos muito distantes da tão sonhada convivência pacífica no planeta”.

No Brasil, diz ainda o texto, não é diferente, pois “perseguições acontecem contra gays, mulheres, negros e tantos outros discriminados”. Por fim, diz ser preciso grande reflexão sobre o atentado e conclama-se a sociedade e os poderes constituídos ao debate e à meditação.

A nota foi lida na abertura de audiência pública na CDH sobre os crimes de estupro no Brasil, da qual participam integrantes de movimentos sociais ligados ao tema.

Mais informações a seguir

 

Fonte: Agência Senado