A rotina desgastante de trabalho muitas vezes faz com que os hábitos saudáveis fiquem em segundo plano na rotina do trabalhador. O problema é que, a médio e longo prazos, essa negligência pode custar caro.

As características do ofício dos motoristas contribuem bastante para que o bem-estar da categoria precise de atenção redobrada. O estresse e o cansaço gerados pela profissão geralmente conduzem os rodoviários a hábitos prejudiciais à saúde.

O primeiro e mais importante passo para reverter essa realidade é, sem dúvidas, lutar por melhores condições de trabalho. Por isso, a Fetropar e todos os sindicatos que representam os rodoviários travam uma luta incansável pela manutenção e pela ampliação dos direitos da categoria.

A busca por mais saúde, contudo, pode ser incorporada à rotina o trabalhador de outras maneiras. Neste texto, a Fetropar lista cinco hábitos simples que podem garantir mais bem-estar à categoria. Confira:

1) Alimentação adequada

Encontrar alimentos saudáveis e balanceados nas estradas brasileiras não é uma tarefa simples. De todo modo, quanto mais perto do ideal for a refeição, mais saúde o motorista terá.

Para ser saudável, um prato precisa ser colorido, ou seja, rica em folhas, hortaliças e legumes. Além disso, carboidratos e proteínas são essenciais para o funcionamento do organismo e são itens quase obrigatórios nos famosos “pratos feitos” brasileiros.

2) Sair do sedentarismo

Não é fácil encontrar disposição para praticar exercícios físicos depois de uma rotina desgastante de trabalho. Mas, como todos sabem, abandonar o sedentarismo é uma das medidas mais importantes para a saúde.

Especialistas da área da saúde afirmam que 20 minutos diários de exercício físico bastam para evitar o surgimento de uma série de doenças. Pode ser uma caminhada, uma corrida ou um treino de academia: o importante é que, durante a atividade física, a continuidade e a intensidade sejam mantidas.

3) Abandonar o cigarro

O tabagismo é o grande responsável pelo surgimento de uma série de problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, o câncer de pulmão, o enfisema pulmonar e outros. Abandonar o vício não é fácil, mas também não é impossível.

Existem diversas iniciativas governamentais gratuitas voltadas para quem está disposto a parar de fumar. Por meio do Disque Saúde 136, por exemplo, o trabalhador acessa orientações e dicas sobre como deixar de vez o cigarro.

4) Regular o sono

Uma noite bem dormida não melhora somente a produtividade e atenção do trabalhador. Ela é fundamental para garantir a saúde a longo prazo.

Estudos comprovam que o sono desregulado enfraquece a imunidade, afeta o funcionamento do metabolismo e desregula a pressão arterial. Para evitar esses problemas, um homem adulto, por exemplo, precisa dormir de sete a nove horas por dia.

5) Consultas frequentes ao médico

Engana-se quem pensa que as consultas ao médico são necessárias somente quando surge uma doença ou uma indisposição. Fazer um acompanhamento regular é fundamental para prevenir o surgimento de enfermidades e entender o que precisa melhorar nos seus hábitos de vida.

O ideal é a que a visita seja realizada todo ano e, quanto mais avançada for a idade, mais vezes o trabalhador precisa encontrar o médico.

Fonte: Fetropar