Em 23 de agosto, as 13 federações que fazem parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT) participaram de reunião na sede da entidade, em Brasília. O encontro discutiu a criação de um comitê nacional para debater a Reforma Trabalhista e suas implicações nos direitos dos trabalhadores e na atuação dos sindicatos.

A proposta é de que o grupo viaje pelo Brasil para realizar reuniões, encontros e discussões em busca de meios alternativos de custeio sindical. O comitê seria composto por cinco grupos, cada um com quatro federações, que indicarão os seus representantes.

O presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, que é também presidente Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Paraná (Fetropar), esteve presente na reunião e destacou a importância da criação do comitê. “Os sindicatos precisam estar preparados para enfrentar a transição para o que propõe a Reforma Trabalhista. É essencial entender e discutir assuntos relacionados à Reforma para nos preparamos para enfrentar as mudanças que ocorrerão na legislação”, afirmou.

O papel dos sindicatos

Uma das principais preocupações em relação à Reforma são as alterações nas negociações coletivas. O texto da Lei prevê que acordos coletivos podem se sobrepor à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), exceto nos casos de direitos garantidos pela Constituição Federal, como salário mínimo, 13º salário, entre outros.

Para João Batista, o papel dos sindicatos nesse contexto é fundamental para garantir acordos que tragam benefícios aos funcionários. “É preciso fortalecer ainda mais a luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos”, reforçou.

Fonte: Sinttrol