A BR-376, que liga Santa Catarina ao Paraná, protagoniza acidentes trágicos anualmente. Em 2012, sete pessoas morreram em um único acidente, no trecho de descida da Serra do Mar. As causas dessas tragédias, geralmente, são os caminhões que não estão com a manutenção em dia.
As sinalizações sobre os perigos da Serra do Mar, por exemplo, não faltam. O alerta, no entanto, nem sempre é suficiente para evitar tragédias. Descer uma serra exige cuidados especiais. Tanto para contornar as curvas do trecho como para manter o veículo dentro do limite de velocidade, o condutor precisa usar os sistemas de freio – de motor e de serviço.
O freio-motor, por exemplo, é um mecanismo que garante a segurança dos veículos de carga. Se o motorista não utilizar o recurso para segurar o peso do caminhão, o freio convencional pode perder força, aquecer e perder a eficácia.
Vale ressaltar que uma tragédia é causada por uma série de fatores. Imperícia com o veículo, defeito mecânico e, até mesmo, imprudência.
Por isso, além da condição de manutenção dos sistemas de freios, a declividade das serras e a velocidade no início da descida são aspectos fundamentais a serem considerados, para que a descida seja controlada.
Conforme explica o presidente do Instituto São Cristóvão (ISC), João Batista da Silva, algumas condições são fundamentais para que os veículos de carga desçam uma serra de forma segura:
- A manutenção do veículo deve estar em dia, principalmente o freio-motor e o freio convencional. Tambores, catracas e câmaras de freio em ordem, além do sistema pneumático sem vazamentos, são fundamentais;
- O condutor deve manter engatada uma marcha reduzida, de forma a garantir uma velocidade adequada para o trecho;
- É recomendável que se evite a utilização frequente do freio convencional para a correção da velocidade. Se a marcha escolhida for incompatível com a velocidade segura definida, o condutor precisa engatar uma marcha mais reduzida.
É importante ressaltar que a direção de um veículo necessita de um motorista profissional. Portanto, é extremamente importante dominar as técnicas para uma condução segura.
Fonte: Fetropar e ISC