Na última quinta-feira (26), a diretoria da Fetropar reuniu-se para debater, entre outros assuntos, o Manual Básico de Proteção Coletiva dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Paraná, que lista princípios, valores e limites éticos para a atuação dos sindicatos filiados.

O documentotem o objetivo de direcionar as ações das entidades diante do novo cenário que será enfrentado a partir de 11 de novembro, quando a Reforma Trabalhista entrará em vigor.

Os dirigentes também discutiram sobre o ato de resistência, que foi organizado pela Fetropar para o dia 27 de outubro e está sendo reproduzido também em outros estados, para ampliar a dimensão das mobilizações contra os retrocessos que retiram direitos dos trabalhadores.

A data também organizará a assinatura do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que visa anular a Reforma Trabalhista. A iniciativa popular está prevista no artigo 61 da Constituição Federal e requer a adesão de ao menos 1% do eleitorado brasileiro, distribuído por no mínimo cinco estados, com pelo menos 0,3% dos eleitores de cada estado, para que possa ser apresentado projeto de lei à Câmara dos Deputados.

Assembleias setoriais

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, as assembleias setoriais deste ano serão de extrema importância para a defesa dos trabalhadores. “Devemos orientar a base em relação às questões políticas, como direita e esquerda e às eleições do próximo ano, pois tudo isso faz parte de uma participação ativa nas negociações com as empresas”, destacou.

Os diretores também foram orientados a conferir o Jornal Especial de Negociações, que traz informações fundamentais para que os sindicatos possam se preparar para as reuniões e discutir as demandas dos trabalhadores em relação aos acordos coletivos.

Fonte: Fetropar