De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil têm problemas de visão, sendo 60% deles relativos à cegueira. Isso acontece justamente porque as pessoas não têm o hábito de fazer exames regulares para verificar a saúde ocular.

Cuidar da saúde dos olhos, para grande parte das pessoas, é apenas uma forma de evitar desconfortos e de melhorar a qualidade de vida. Para rodoviários, no entanto, trata-se de uma questão de segurança.

Especialistas defendem que, para manter a segurança no trânsito, o ideal é que motoristas em geral façam exames oculares pelo menos a cada dois anos. Quem trabalha na estrada pode se programar para ir ao oftalmologista – médico especializado na região dos olhos – no mínimo uma vez por ano.

Na opinião do presidente da Fetropar, João Batista da Silva, é evidente que apenas esperar pela época de renovar a carteira de motorista para fazer exames não é o suficiente. “É fundamental tratar até mesmo sintomas que parecem menores, como ter dificuldade para enxergar de longe ou de perto, por exemplo. Como um motorista lê uma placa ou enxerga a sinalização desse jeito? É uma questão de segurança muito importante”, comenta.

Prevenindo problemas oculares

Rodoviários podem adotar algumas medidas de prevenção a doenças oculares e, assim, evitar que problemas de visão causem acidentes. A maior parte delas é simples, como cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, e usar óculos escuros de boa qualidade e com proteção UV (UVA, UVB e UVC) para evitar os impactos negativos do sol. Se possível, vale também reduzir o brilho da tela de computadores e de celulares.

Além disso, é importante monitorar transtornos como diabetes e pressão alta, que também podem danificar a visão.

Mesmo prevenindo doenças, não há como escapar da perda progressiva de visão. Com o passar dos anos, a tendência é que apareçam problemas relacionados ao envelhecimento, como glaucoma, catarata e degeneração macular. Os fenômenos tendem a se intensificar a partir dos 40 anos. Por isso, é indispensável fazer exames médicos anuais para verificar a situação.

Agendando consultas

Trabalhadores que precisem consultar oftalmologistas podem entrar em contato com o sindicato que os representa. Veja aqui a lista dos sindicatos filiados à Fetropar. Muitas entidades possuem convênios com clínicas médicas e podem providenciar atendimentos a preços populares.

Para quem não tem plano de saúde, outra opção é procurar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para agendar uma consulta com o especialista, é preciso passar por um clínico geral e, então, solicitar o encaminhamento.

Fonte: Fetropar