As empresas de transporte estão sempre pensando na manutenção de seus veículos. Porém a preocupação com a saúde dos motoristas profissionais também precisa ser levada em conta. Intervalos de descanso, boas condições de trabalho e pausas para alongamento garantem o bem-estar do empregado.

Manter o corpo saudável é essencial para que o funcionário trabalhe mais e melhor, aumentando sua segurança durante as viagens e seu rendimento. Confira algumas dicas para manter o corpo e a mente em dia na estrada:

Períodos de descanso

Assim como os veículos, o corpo do trabalhador também precisa “desligar e esfriar” durante as viagens. No caso dos motoristas profissionais, o ideal é que o período de sono seja de seis a oito horas diárias.

Ao respeitar esses momentos de repouso, o funcionário recarrega as energias para encarar mais um dia de trabalho. Além disso, garante sua segurança e a de outras pessoas nas estradas.

Alongamento

A principal atividade para evitar lesões e dores musculares é simples, prática e pode ser feita nas pausas para almoço e descanso. Se alongar periodicamente evita inflamações e rigidez dos músculos – problemas que surgem com a repetição de movimentos e a tensão durante o expediente.

É preciso comer bem

Além de abastecer os veículos, o motorista também precisa se alimentar durante a viagem. Porém é importante que a alimentação seja saudável e equilibrada. O ideal é evitar frituras e alimentos gordurosos. Consumir frutas e lanches nos intervalos também ajuda a manter o corpo saudável.

Protetor solar

Usar bloqueador solar nos braços e no rosto é rápido e imprescindível para diminuir os danos causados na pele pelos raios UVA e UVB. Essa atitude pode evitar rugas, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, prazos de entrega apertados, determinados pelas empresas, fazem com que o empregado foque apenas no trabalho, esquecendo de cuidar do próprio corpo. “Estar com a saúde em dia garante a segurança e a qualidade de vida do trabalhador. As empresas devem respeitar os horários de descanso e disponibilizar veículos que garantam o conforto e a segurança dos funcionários”, ressalta.

Fonte: Sinttrol