União, gratidão e aprendizado. Essas foram algumas das palavras que os participantes do curso de oratória utilizaram para se referir à finalização do treinamento, realizado em 18 de junho no Instituto São Cristóvão (ISC). Destinado aos diretores e associados do Sindeesmat, o curso teve a participação de 28 alunos.

Durante três finais de semana (4, 11 e 18 de junho), os filiados do Sindicato participaram de diversas atividades interativas, como palestras, dinâmicas de grupo e vídeos. No dia da finalização, cada integrante fez um último vídeo sobre assuntos que lhe despertava o interesse. Alguns alunos escolheram contar experiências pessoais, enquanto outros optaram por trocar informações sobre diversos temas, como aposentadoria, saúde no trabalho, depressão e outros.

Ministrados pelas advogadas Beatriz Oliveira de Paola e Melissa Gonçales dos Santos, o curso de oratória foi voltado à comunicação. Segundo Beatriz, no último dia de treinamento foi possível perceber o quanto a equipe estava envolvida com as atividades.

“Nós trabalhamos com a questão dos canais de comunicação. Cada um tem o seu canal de percepção no mundo. Quando as pessoas conseguem perceber que nem todo mundo é igual, elas se comunicam melhor. E se irritam menos também”, explicou.

Para a professora, embora o tempo destinado ao curso seja curto, a comunicação dos alunos, no próprio ambiente de trabalho, terá resultados satisfatórios. Essa é a avaliação também do profissional de recursos humanos e filiado do Sindeesmat Gilmar Moreira Cabral.

“Eu vi muitos vídeos que mostravam como se expressar, como perder o medo de falar, como ver se a pessoa é sensitiva – se ela escuta mais, se ela sente mais ou se ela visualiza mais. E isso vai contribuir para a minha vida”, comentou.

No início, não foi muito fácil a interação. A vergonha e a timidez tomavam conta de alguns participantes. O borracheiro líder e filiado do Sindeesmat conta que chegou ao treinamento envergonhado e sem saber como seria. “E você sai daqui renovado. Você escuta as outras pessoas, aprende com os outros e com as professoras. Então, é muito gratificante”, considerou.

Participar das primeiras apresentações não foi uma tarefa fácil. Foi o que analisou a auxiliar de departamento pessoal e filiada do Sindeesmat Luciane das Graças de Moraes Soares. Ela imaginava um curso totalmente diferente.

“Fiquei um pouquinho assustada no começo. Mas adorei, porque aprendi muita coisa. Aprendi a falar melhor, a me expressar. Aprendi a ouvir as pessoas. Por meio disso, a gente começa a falar menos e melhor”, esclareceu.

A comunicação entre os trabalhadores também promete ser melhor a partir do curso. Essa é a avaliação do gerente de manutenção e diretor de Relações Sociais do Sindeesmat Salvador Silvano, que costuma manter contato com o mecânico, o eletricista e o lavador, por exemplo.

“Com o curso, eu aprendi que, se a pessoa não entendeu o que você está transmitindo, a culpa não é dela. A culpa é sua, que não está sabendo transmitir”, explicou.

Para finalizar o primeiro curso de oratória promovido pelo ISC, o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, e um dos diretores da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) Agenor Pereira da Silva (vereador Cacá) agradeceram a participação e a iniciativa, que promete fortalecer o ISC e o próprio Sindicato.

Fonte: ISC