Na última quarta-feira (16), os delegados representantes do Sindeesmat se reuniram na sede da entidade para debater questões sindicais e da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). O assessor de planejamento e educação sindical do Sindeesmat, Adilton de Paula, conduziu o encontro e contextualizou as mudanças que a Reforma irá trazer para os empregados.

No início da reunião, os participantes debateram sobre o papel do sindicato e sobre formas de aprimorar ainda mais o atendimento aos trabalhadores. Para Adilton, é importante que as entidades estejam sempre ligadas às necessidades dos sindicalizados.

Em um segundo momento, foram discutidas as alterações causadas pela Reforma Trabalhista. Algumas das mudanças afetam a negociação entre os empregados e os patrões, além de diminuir a proteção dos trabalhadores com a flexibilização de direitos assegurados. Nesse cenário, o fortalecimento dos sindicatos se torna ainda mais importante.

Dentre os assuntos abordados, o assessor alertou para os riscos da terceirização, que passa a abranger todos os tipos de atividade, e das novas regras de descanso e hora extra. “A Reforma Trabalhista causa a precarização da relação de trabalho. Precisamos conhecer a nova lei para poder proteger o trabalhador”, afirmou.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, ressaltou a importância da reunião para o trabalho de base. “Esse é um plano piloto para trabalhar as questões sindicais com todos os membros do sindicato e faz parte do planejamento estratégico do Sindeesmat”, informou.

Os encontros serão realizados periodicamente. O próximo irá abordar o trabalho de base das entidades, sua importância e funcionamento.

Fonte: Sindeesmat