A Câmara dos Deputados celebrou nesta quinta-feira (15) os 70 anos do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A sessão solene foi proposta pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP).

Em mensagem lida durante a homenagem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a aprovação da Emenda à Constituição 92/16, que estabelece a Corte como entidade máxima da Justiça trabalhista. “O TST é importante para a construção de uma sociedade mais fraterna, humana e solidária”, afirmou.

O presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, lembrou que aproximadamente 300 mil processos são analisados anualmente no tribunal. Em 2015, afirmou Gandra, dez greves nacionais foram evitadas após a mediação do TST.

Pronunciamentos

O deputado Izalci (PSDB-DF) disse esperar que a relação entre capital e trabalho seja equilibrada. Segundo ele, o TST tem importante papel ao auxiliar o País a sair da atual crise.

Já o deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT) lamentou a redução dos recursos orçamentários repassados à Justiça trabalhista. Para ele, isso prejudicou o funcionamento de serviços necessários.

 

Fonte: Agência Câmara