A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza hoje audiência pública para debater formas de implementação de faixas e corredores exclusivos para ônibus urbanos. O debate, requerido pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ), pretende discutir soluções emergenciais para reduzir os custos ambientais e os entraves à mobilidade, que possam converter o tumulto de automóveis num sistema de transportes organizado e eficaz.
“As horas consumidas para realizar a simples obrigação de deslocar-se para o local de trabalho representam custos inadmissíveis , além da privação de tempo disponível para dedicar-se a outras atividades produtivas, à família e ao lazer. A rotina de congestionamentos nos grandes centros urbanos tornou-se um teste diário de paciência e resistência à maioria das pessoas”, afirma Julio Lopes.
O parlamentar reconhece iniciativas recentes do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinadas a superar os gargalos da infraestrutura de transportes, mas pondera que a gravidade da situação demanda soluções rápidas. “Muitas dessas obras têm provocado mais frustrações que soluções, uma vez que a complexidade dos projetos e as dificuldades inerentes à execução de obras de grande porte levam a atrasos, adiamentos e, frequentemente, novos aportes financeiros”.
Estudos sobre transporte
Julio Lopes cita estudo recente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), segundo o qual os veículos particulares ocupam 60% das vias públicas, embora transportem 20% da população. O mesmo estudo mostra que os ônibus ocupam 25% das vias, apesar de responsáveis por transportar 70% da população.
Ele observa que já existem planos de circulação de ônibus que operam segundo a perspectiva de racionalizar e priorizar essa modalidade de transporte, como é o caso de Curitiba, Goiânia, Rio de janeiro e São Paulo.
Na avaliação do deputado, é prudente fazer um planejamento consistente que inclua corredores exclusivos de ônibus associados com o mobiliário de trânsito pertinente, para proporcionar benefícios de curto prazo para os usuários e, ao mesmo tempo, reduzir o fluxo de veículos nas vias públicas.
Convidados
Foram convidados para o debate:
– o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes;
– o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho; e
– o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre.
A audiência ocorre às 11h, no plenário 16.
Fonte: Câmara dos Deputados