Todos os anos, no dia 1° de maio, comemoramos o Dia do Trabalhador. No Brasil e em diversos outros países, esta data é considerada feriado nacional, destinado a manifestações, lutas e comemorações em homenagem aos trabalhadores.

Muito mais do que um feriado, o dia 1° de maio deve servir para chamar os trabalhadores para uma profunda reflexão sobre a realidade em nosso país. É uma data para reflexão de todos os direitos adquiridos com muita luta durante a história, para desenvolver nosso senso de cidadania e união com o povo trabalhador.

Em 1889, o dia 1° de maio foi escolhido como Dia Internacional do Trabalhador, como uma forma de homenagear milhares de operários que organizaram uma grande campanha por melhores condições de trabalho em Chicago, em 1886. Após grande repressão policial, alguns trabalhadores foram mortos naquele 1° de maio, fazendo com que a data passasse a ser considerada um símbolo de luta pelos direitos trabalhistas.

No Brasil, a data tornou-se oficial em 1925, após decreto do presidente Artur Bernardes. O dia 1° de maio está relacionado a diversos marcos importantes em nosso país, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1° de maio de 1943, e a instituição do salário mínimo, em 1° de maio de 1940.

Lutas do presente

Neste ano, a data serviu para refletir sobre a necessidade de continuar com a luta que iniciamos em 15 de março e reforçamos em 28 de abril.

O governo federal quer acabar com os direitos trabalhistas e causar a extinção da aposentadoria no Brasil. A Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista trazem grandes retrocessos para os trabalhadores brasileiros. Além disso, a Lei da Terceirização, ao permitir que qualquer função dentro de uma empresa seja terceirizada, precariza ainda mais as condições da classe trabalhadora.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, a união dos trabalhadores é a única forma de defender todos os direitos conquistados com muita luta e suor ao longo dos anos. “Juntos, fortalecemos a luta contra as maldades do governo. No Dia Internacional dos Trabalhadores, e em todos os outros dias do ano, precisamos nos unir e garantir que a nossa, e as próximas gerações, ainda tenham direitos no futuro”, relata.

O presidente ainda afirma que, além de lutar por melhorias nas condições de trabalho, é preciso defender os direitos já conquistados, que garantem condições dignas de vida aos trabalhadores no presente e no futuro.

Fonte: FETROPAR