A construção de um movimento sindical mais forte é realizada a partir do debate permanente sobre os assuntos que afetam diretamente os trabalhadores e as lideranças sindicais.

Por isso, em 30 de junho, a Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) realizou uma reunião com os dirigentes da entidade, a fim de avaliar o relatório do Seminário de Replanejamento, que aconteceu em maio, e discutir outros temas que envolvem o progresso da Fetropar.

Durante o encontro, os diretores debateram sobre a proposta de abertura de conta específica da contribuição assistencial, analisaram as informações prestadas pelo secretário de finanças e os andamentos das negociações coletivas realizadas do início do ano até agora.

Segundo o secretário de Negociações Coletivas e Jurídico, Jaceguai Teixeira, as negociações de 2016 estão sendo difíceis, principalmente pelo reflexo da crise que afeta o setor industrial. Algumas negociações ainda estão paradas por causa das reclamações do setor patronal.

“Representamos os motoristas. Então, temos a minoria. Enquanto não fecham as categorias preponderantes, que é maioria, não fecham conosco. Nós temos muitas pendências. Mas estamos conseguindo ter ganho real, por mais que tenha crise”, avaliou.

Avaliação do Seminário de Replanejamento

Um dos assuntos principais da reunião foi a proposta de implementação das ideias apresentadas durante o Replanejamento. Ainda para o ano de 2016, a Federação pretende realizar outros seminários. São eles o seminário jurídico e o de negociações coletivas, que podem ser realizados em conjunto; e os cursos de gestão sindical, curso de oratória e o curso de homologações e rescisões de contrato de trabalho.

Segundo o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, essas iniciativas contribuem muito para o reconhecimento da Federação perante a sociedade, e agregam valores para as lideranças sindicais.

“O que for possível analisar em termos de custo, será feito. Também temos limitações quanto ao calendário. Uma parte das recomendações do Replanejamento vai ser realizada em 2016. E grande parte – talvez a maior parte – fique para 2017, 2018, pois trata-se de um Replanejamento para quatro anos”, considerou.

Para um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores, Motoristas em Geral, Ajudantes de caminhões, Conferentes, Escritórios e Administração, nas Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas Líquidas, Gasosas, Combustíveis, Secas, Fracionada, a Granel e em Geral, no Estado do Paraná (Sintracarp) Lourival Vieira, a reunião foi importante para avaliar o que é prioridade e o que pode esperar. Segundo ele, as discussões da diretoria fortalecem o movimento sindical.

“A partir do momento em que nós tivermos dirigente sindical mais qualificado, teremos sindicalismo mais forte, trabalhador mais representado e sindicato com maior representação”, analisou.

Na opinião de um dos diretores da Fetropar Sérgio Paulo Kampmann, a reunião aproxima os dirigentes sindicais do interior com a Federação e traz informações novas.

“É importante a discussão sobre todos os itens apresentados, inclusive da questão do Seminário de Replanejamento. Acredito que são vários pontos que precisam ser revistos. E o que foi debatido hoje está contemplando isso”, finalizou.

Fonte: Fetropar