Em 10 de dezembro, os dirigentes sindicais participaram da última reunião ordinária de diretoria e do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) de 2015.

Após a aprovação da ata da última reunião, as negociações da Federação e de seus sindicatos filiados foram o primeiro ponto a ser debatido. O secretário de Negociações Coletivas e Jurídico, Jaceguai Teixeira, fez um breve balanço, apresentando que, em geral, as pendências do sistema mediador já estão resolvidas.

Segundo Jaceguai, a única negociação que está pendente e enfrentando dificuldades é com a empresa Expresso Nordeste, que envolve oito sindicatos filiados. Como a empresa exerce muita pressão sobre os trabalhadores, a categoria não quer aceitar a realização de banco de horas em vez de pagamento de horas-extras. Por isso, as discussões seguirão até serem garantidos os direitos da base.

Financeiro

Durante a reunião, foi feita a prestação de contas da Federação referente ao mês de novembro, analisando todas as despesas operacionais e receitas da entidade, bem como o deficit do período.

Ainda sobre a questão financeira, os dirigentes aprovaram a realização de empréstimos pela Fetropar para o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Sitro) e para o Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), para fins de pagamento do 13º salário de funcionários e diretores, férias coletivas e demais pendências das entidades.

Outro tema debatido foi a doação de recursos da Federação para os sindicatos filiados. Ficou estabelecido que a Fetropar fará uma doação, com valor máximo estipulado, uma única vez, apenas para as entidades que requererem. Outras doações serão feitas somente em casos de grande necessidade e serão avaliadas pelo coletivo.

Expediente

O expediente da Fetropar neste fim de ano também foi referendado pelos dirigentes sindicais. Entre 21 de dezembro e 5 de janeiro, a Federação entrará em recesso para festividades de Natal e Ano Novo. Neste período, os funcionários da entidade entrarão em férias coletivas – que serão desdobradas em dois períodos, para não prejudicar os atendimentos.

Durante a reunião, foi informado que houve reforço da vigilância e do monitoramento da sede da Federação. Por isso, os dirigentes que precisarem ir à entidade devem entrar em contato com a empresa responsável pela segurança.

Perspectivas

No planejamento das tratativas para 2016, os diretores deverão fazer o replanejamento da Fetropar, revendo questões estatutárias, entre outras.

Para a diretoria da Fetropar, 2015 se encerra com balanço positivo e boas perspectivas para o próximo período. “Encerramos este ano com o sentimento de dever cumprido. Fico muito feliz por termos conseguido bons resultados em nossas atividades. Espero que, no ano que vem, continuemos com essas conquistas”, destaca o presidente da entidade, João Batista da Silva.

Fonte: Fetropar