Integrantes da diretoria da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e dos sindicatos filiados se reuniram na tarde de 24 de fevereiro, para discutir as lutas e ações da entidade.

O tema mais polêmico tratado na reunião foi a contribuição do fundo assistencial pago pelas empresas às entidades sindicais, relativo ao Inquérito Civil (IC) 001138 – que pode resultar em ação sobre as contributivas.

No âmbito financeiro, foi aprovada a prestação de contas da Federação referente aos meses de dezembro e janeiro, com as respectivas despesas e receitas.

Já no que se refere às negociações coletivas, foi destacado o cenário difícil de manutenção, apenas, dos direitos e benefícios já adquiridos – conforme anunciado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) –, e de exigência do patronal de redução de jornada e salários no Rio de Janeiro e São Paulo – que já começam a interferir nas negociações do Paraná.

REPLANEJAMENTO

Neste ano, os dirigentes sindicais deverão fazer o planejamento estratégico da gestão 2016-2020 da Fetropar, definindo as prioridades nas lutas, a organização dos trabalhadores, as questões estatutárias, entre outros pontos.

Para este ano, além do tradicional seminário, que deverá ocorrer em 24 e 25 de maio, foi aprovada a realização de um processo de planejamento mais extenso, dividido em três etapas, fazendo pesquisas para ouvir os 23 sindicatos da base e os próprios trabalhadores, para saber os reais problemas e reivindicações.

FORMAÇÃO SINDICAL

A formação sindical dos dirigentes das entidades filiadas à Federação neste ano foi alvo de debates durante a reunião. Tradicionalmente, os cursos de formação da Fetropar – níveis básico e avançado – eram ministrados pelo Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ (Cepis), mas, para este ano, a parceria não foi renovada.

Assim, ficou estabelecido que o conselho do Instituto São Cristóvão (ISC) deverá discutir se realiza novo contrato com outra entidade ou se os dirigentes mais experientes dos sindicatos filiados poderão assumir esse papel.

LUTA PELOS CAMINHONEIROS

A luta da Fetropar em defesa dos direitos dos caminhoneiros, com a revogação da lei 13.103/15, a chamada Lei dos Caminhoneiros, também foi tratada durante a reunião.

De acordo com a Federação, o Seminário sobre o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado na Câmara dos Deputados, foi um importante reforço na luta contra a legislação – que trouxe diversos retrocessos aos profissionais.

Confira aqui reportagem.

Fonte: Fetropar