Dirigentes do Sindeesmat participam do curso de Gestão Sindical da Fetropar

Início/Notícias Sindicatos Filiados/Dirigentes do Sindeesmat participam do curso de Gestão Sindical da Fetropar

Dirigentes do Sindeesmat participam do curso de Gestão Sindical da Fetropar

Para entender os rumos da organização sindical no país, a formação dos diretores é um dos fatores que auxiliam. Por isso, em 10, 11 e 12 de agosto, alguns diretores sindicais do Sindeesmat participaram do curso de Gestão Sindical e Oratória, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

Para representar o Sindeesmat durante os três dias de curso, estiveram presentes os diretores Valquíria do Rocio Rosa, Elyseo Manoel Sezerino Junior e Jamil dos Santos Silva.

No primeiro dia, os dirigentes puderam aproveitar para adquirir informações sobre a atual conjuntura política que afeta o país, além de receberem orientações sobre a conquista dos direitos trabalhistas, ao longo dos anos, e os processos que envolvem as negociações coletivas.

Já no segundo dia, os temas escolhidos foram relacionados à importância da gestão sindical para as entidades e o papel das assessorias especializadas no auxílio à comunicação dos sindicatos. Durante a palestra desse dia, o professor Renato Bastos, fez um apanhado histórico sobre o sindicalismo no Brasil.

Bastos também salientou como a comunicação direta com os trabalhadores que estão na base contribui para um sindicato participativo.

No último dia, os diretores puderam aprender mais sobre oratória. Dessa vez, o palestrante, Marco Aurélio Pereira, destacou como a oratória também pode ser fundamental para a formação de lideranças dentro do sindicato – que são as pessoas que irão dialogar com os trabalhadores.

IMG_1278Para Valquíria, os temas escolhidos para o Curso foram essenciais. Na opinião da dirigente, é importante que as pessoas que estão dentro do Sindicato participem dos cursos, porque é uma oportunidade de se aprimorar e de receber novas orientações para o movimento sindical.

“Manter contato constante com os trabalhadores que estão na base é fundamental para que o sindicato melhore bastante sua representatividade. Isso o Sindeesmat já tem feito e a tendência é aprimorar ainda mais esse diálogo. Esse é sempre o ponto-chave, conforme destacaram os professores, para um sindicato mais participativo”, argumentou.

Dentro do Sindeesmat, as visitas às empresas e aos funcionários têm sido constantes. Segundo a diretora, o Sindicato tem atuado para estar mais próximo da categoria que representa.

Fonte: Sindeesmat

 

Por |2020-05-26T20:23:07-03:0017/08/2016|Notícias Sindicatos Filiados|0 Comentários