De 19 a 21 de julho, os dirigentes sindicais das entidades filiadas à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) participaram da terceira etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC).
As aulas foram realizadas em Cascavel, em parceria com a Fetropar. Com carga horária total de 24 horas, o tema principal desse terceiro momento foi Lutas e organizações dos trabalhadores no mundo.
De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, 27 dirigentes participaram da nova etapa, e essa continuidade revela o comprometimento das entidades com as categorias que representam.
“Os trabalhadores brasileiros vivem um momento delicado, de ataques vindos direto do governo federal. Ao investir em conhecimento e em formação política, os dirigentes sindicais estarão ainda mais preparados para as lutas em defesa dos direitos trabalhistas e por melhores condições de trabalho”, ressaltou João Batista.
Organização popular
Para o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, conhecer e discutir as várias formas de organização popular e sindical contribui para o fortalecimento dos sindicatos.
“Nessa terceira etapa do curso, estudamos a composição da classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Com esse conteúdo, os participantes puderam adquirir novas ferramentas de luta, que os auxiliarão no dia-a-dia de trabalho dentro das entidades. Além disso, trabalhamos algumas técnicas de reintegração, relembrando tudo o que estudamos nos primeiros períodos do curso”, afirmou o coordenador.
Varela ainda ressaltou a importância de todos os dirigentes sindicais realizarem os trabalhos solicitados e as leituras recomendadas entre uma etapa e outra. “Isso torna o aprendizado ainda mais completo, garantindo a melhor formação possível para todos.”
O curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC terá mais duas etapas em 2017. Assim como em Cascavel, só poderão participar os alunos que já estão matriculados desde o início das atividades.
Confira as datas e os locais:
13, 14 e 15 de setembro: Foz do Iguaçu
8, 9 e 10 de novembro: Paranaguá
Fonte: Fetropar e ISC