De 19 a 21 de julho, o Sindeesmat participou da terceira etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC). O evento foi realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

Os dirigentes sindicais das entidades filiadas à Federação participaram das aulas em Cascavel. Com carga horária total de 24 horas, o tema principal dessa terceira etapa foi Lutas e organizações dos trabalhadores no mundo.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, ao possuir um conhecimento profundo sobre a formação e a organização dos movimentos sindicais no Brasil e no mundo, o dirigente sindical obtém mais ferramentas para lutar pelos direitos da categoria que representa.

“Neste momento, discutimos pontos importantes sobre a liderança sindical e sobre o sindicalismo no Brasil. Ao conhecer profundamente a formação dos movimentos populares e sindicais, desenvolvemos novas ferramentas de luta, que nos auxiliarão nos momentos de defesa dos trabalhadores e reivindicação por melhores salários e condições de trabalho. Tenho certeza de que as próximas etapas trarão informações ainda mais valiosas para todos nós”, afirmou o presidente.

O diretor do Sindeesmat Ademar de Souza, afirmou que as atividades realizadas durante essa etapa do curso permitiram que todos voltassem para seus sindicatos com uma bagagem importante sobre a história do sindicalismo.

“Aprendemos conteúdos novos sobre o mundo sindical e técnicas de trabalho interessantes, que podemos aplicar em nosso dia-a-dia. Os participantes estão se unindo cada vez mais com o passar das etapas, e essa troca de ideias nos ajuda a crescer e melhorar nosso trabalho no Sindicato”, ressaltou o diretor.

A próxima etapa do curso de Formação Política e Sindical do ISC será realizada em Foz do Iguaçu, de 13 a 15 de setembro.

Fonte: Sindeesmat