Guiar um veículo grande não é tarefa fácil. As péssimas condições das estradas brasileiras e dos próprios veículos acabam causando doenças físicas aos trabalhadores. De forma silenciosa, essas doenças atingem os motoristas e evoluem progressivamente, sem que ele perceba.

De acordo com a Secretaria da Previdência Social do Ministério da Fazenda, de janeiro a junho de 2016, foram concedidos 11.162 auxílios-doença por patologias que envolvem alterações na coluna.

Uma das principais causas de afastamento temporário e permanente de motoristas é a lombalgia, que nada mais é do que a dor nas costas. As vibrações e os impactos repetitivos sofridos pelos trabalhadores durante as viagens, podem ocasionar dores na coluna e problemas como hérnia de disco.

As vibrações, para que causem impacto no corpo humano, precisam ter contato direto entre o trabalhador e a máquina. É exatamente o que acontece com quem dirige grandes veículos. Normalmente, essa vibração é ocasionada pelo motor, e incide sobre o corpo inteiro do motorista.

Pequenas atitudes poderiam evitar esse tipo de problema. Veículos em boas condições, com bancos bem fixos, suspensão em bom estado, lotação correta e a preocupação das empresas com as condições de trabalho de seus motoristas, tornariam doenças físicas, como a lombalgia, por exemplo, fáceis de ser evitadas.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, investir na prevenção de doenças deveria ser uma das prioridades das empresas. “O trabalhador precisa ser valorizado. Cuidar de sua saúde de seus empregados é obrigação da empresa, que terá sempre um trabalhador saudável e em condições de realizar sua função adequadamente”, afirma.

Caso sinta dor lombar, o trabalhador deve consultar um médico imediatamente. O tratamento da lombalgia sempre resulta no alívio da dor, além da prevenção de sua recorrência.

Mais do que apenas realizar o tratamento, é preciso identificar as causas das dores. Se forem constatadas que estão sendo ocasionadas por más condições de trabalho, os trabalhadores devem procurar o Sinttrol para que sejam feitas as verificações e a busca por soluções. A saúde dos trabalhadores é uma das prioridades do Sindicato.

Fonte: Sinttrol