Você já ouviu falar de ergonomia? A palavra se refere a uma área que estuda como os trabalhadores podem exercer suas funções do diaadia de maneira mais confortável, garantindo sua saúde e bem-estar.

Basicamente, se trata de pensar em utensílios e ambientes que sejam mais modernos, que exijam cada vez menos esforço físico do trabalhador.

Com isso, a categoria sofre menos com doenças laborais – aquelas causadas pelo dia a dia de trabalho — como dores crônicas, problemas de coluna, tendinites, lesões por esforço repetitivo e até mesmo transtornos como estresse, depressão e ansiedade.

“Proporcionar condições que permitam à categoria realizar suas funções de forma agradável e segura é uma obrigação da empresa. Não é normal trabalhar até sentir dores, carregar peso em excesso ou sentir que seu corpo está sendo prejudicado pela rotina. Tudo isso deve ser denunciado ao sindicato, para que possamos tomar providências e melhorar a situação dos trabalhadores”, orienta o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva.

Como a ergonomia melhora a vida de quem atua em oficinas mecânicas?

Para quem atua em oficinas mecânicas, a ergonomia faz toda a diferença.

A empresa pode oferecer equipamentos como o elevador automotivo, por exemplo, que posiciona caminhões e ônibus de forma mais ergonômica durante os reparos, garantindo que o mecânico possa se locomover com mais liberdade, acessando todos os componentes do veículo sem fazer movimentos que podem provocar dores, lesões ou o famoso “mau jeito”.

A ergonomia também afeta questões como a iluminação do ambiente – que pode causar graves problemas de visão – e a redução de ruídos, já que a exposição prolongada a barulhos altos também causa problemas de saúde sérios.

É importante saber que o ambiente de trabalho não deve adoecer ninguém, e isso vale para tudo – desde o conforto do seu assento até condições que podem prejudicar sua saúde mental e emocional.

Sempre que sentir que algo está atrapalhando sua saúde, entre em contato com o Sinttrol! O sindicato está de portas abertas para receber denúncias, tirar dúvidas, e principalmente para assegurar a qualidade de vida da categoria!

Fonte: Sinttrol