O transporte público vem sendo cada vez mais desvalorizado no Brasil. Enquanto o investimento em transporte coletivo é uma solução não só para a mobilidade urbana, mas também para a qualidade de vida, a realidade é o investimento direcionado ao transporte individual, que é mais caro e prejudicial.

Os benefícios do transporte coletivo são claros: reduz o volume de veículos nas ruas e diminui engarrafamentos e acidentes.

De acordo com um levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), com base em dados oficiais do poder público, do sistema de saúde e dos operadores de transportes, os automóveis são de longe os que mais poluem, impactando os custos da saúde pública.

O estudo da ANTP aponta que se gasta até seis vezes mais na reparação de danos associados a acidentes causados pelo transporte individual. Já os gastos para reparar os impactos ambientais por causa do transporte individual são duas vezes maiores se comparados aos do transporte coletivo.

Segundo o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, investir em transporte público pode trazer benefícios para a saúde e o bem-estar da população e para os profissionais que trabalham na área. “O transporte individual é responsável por grande parte da emissão de gás carbônico nas grandes cidades, pelos congestionamentos e por outros problemas que afetam o dia a dia de pedestres, de usuários de transporte coletivo e de motoristas”, reforça.

 

Fonte: Sinttrol