A “paradinha” rápida e irregular de um motorista em vaga exclusiva para pessoas com deficiência ou idosos é recorrente, e mesmo que todos saibam que é proibido estacionar nestas vagas ainda continuam o fazendo.

Em Curitiba, estatísticas do começo do ano apontam que, por dia, 28 motoristas são multados por ocuparem vagas exclusivas. A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) flagrou 1.651 veículos nestas vagas, sendo 395 em vagas para pessoas com deficiência e 1.256 nas para idosos. Estes números correspondem apenas aos dois primeiros meses de 2015.

Atualmente, a capital do Paraná tem, dentre 12 mil vagas pagas no Estacionamento Regulamentado (Estar), cerca de 470 vagas para idosos e 202 para pessoas com deficiência espalhadas pelas ruas – totalizando, respectivamente, os 5% e 2% para cada especificidade regulamentados por lei.

Dados da Setran do final do ano passado mostram que quase 60 mil idosos e 3.330 pessoas com deficiência estavam cadastrados e com credenciais para usufruir das vagas exclusivas.

O uso irregular de vagas especiais tem se tornado cada vez mais frequente, mesmo sendo uma grande falta de respeito com aqueles as quais as vagas são realmente destinadas.

Hoje, estacionar em vaga exclusiva implica multa considerada grave pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A infração custa ao condutor R$ 127,69 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em janeiro deste ano, Curitiba sancionou a lei municipal 14.600, que criou a campanha educativa de trânsito Multa Moral, que promove o respeito às vagas de estacionamento público reservadas. A campanha constrange motoristas não credenciados e que têm a intenção de ocupar essas vagas, acabando por conscientizá-los a não repetir mais a infração.

Na cidade, a parceria entre Setran e Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) visa aumentar a fiscalização das vagas exclusivas, com ações periódicas em estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados.

Idosos ou pessoas com deficiência que desejam usufruir das vagas exclusivas devem se cadastrar na Setran e aguardar pela credencial, que deve estar sempre visível. Já os responsáveis por estacionamentos devem manter a sinalização referente à reserva das vagas em perfeito estado de conservação.

Fonte: Fetropar