O Brasil inteiro está unido na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Esse inseto transmite diversos vírus, entre eles o zika vírus e os que causam a dengue e a febre chikungunya.

Os motoristas de caminhões também não podem ficar de fora. Além de ajudar a acabar com os focos de água parada – onde o mosquito coloca os seus ovos –, o motorista deve tomar outros cuidados.

Durante as suas viagens, os motoristas costumam dormir em seus próprios caminhões. Com o calor, geralmente, as janelas ficam abertas. Isso permite que o mosquito transmissor dos vírus entre e pique o motorista.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná, João Batista da Silva, dá algumas dicas para evitar que o mosquito entre em contato com o trabalhador. Segundo ele, o ideal é usar repelente sempre, inclusive para dormir, reduzindo, assim, as chances de ser picado.

Além disso, é possível colocar uma tela protetora que evite que o mosquito entre no veículo. Houve um motorista que criou uma tela mosqueteira para o seu próprio caminhão.

João Batista lembra que é importante que os motoristas também contribuam para que o mosquito não se reproduza.  O presidente orienta a sempre verificar se as lonas e os pneus estão com água parada, eliminando qualquer foco de proliferação do mosquito. Todas as ações são fundamentais para combater esse inseto e, consequentemente, todas as doenças por ele transmitidas.

A Fetropar está engajada na luta contra o mosquito Aedes aegypti e todas as doenças por ele transmitidas.

Fonte: Fetropar