A Fetropar e a diretoria de seus sindicatos membros se reuniram na manhã de hoje (30) para discutir encaminhamentos para as atividades da categoria nos próximos meses. Os debates abordaram a urgência de eleger candidatos comprometidos com a classe trabalhadora no pleito de outubro e algumas questões judiciais – sobretudo a possibilidade de ajuizamento de ação coletiva contra a Caixa Econômica Federal.

Desde 2013, o banco tem aplicado taxas e descontos abusivos sobre os valores da contribuição sindical. O processo irá solicitar a devolução desses abatimentos referente aos últimos 5 anos, para a qual há jurisprudência.

Para que a ação seja impetrada, é preciso que todos os sindicatos interessados entrem em contato com a Fetropar pelo telefone (41) 3244-2523, informando sua situação.

Agenda de eventos para mobilização local esteve em pauta

Os diretores também debateram sobre os próximos eventos para a formação da categoria, como a Plenária Estadual da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que está sendo realizada na tarde desta quinta-feira, e o Seminário Jurídico da Federação, marcado para os dias 18 e 19 de setembro.

Este ano, o Seminário será realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná (Fetraconspar) e irá debater os rumos do Direito do Trabalho a partir da Reforma Trabalhista, em vigor desde o fim de 2017.

Com a participação de especialistas na área, o evento vai discutir as estratégias de enfrentamento que precisarão ser adotadas pelo movimento sindical e pelas práticas jurídicas em favor dos direitos da classe trabalhadora diante dos retrocessos impostos pela nova legislação.

Durante a reunião de hoje, o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, ressaltou o quanto é importante que as entidades representadas pela Federação participem desse evento. “Estamos enfrentando uma conjuntura complicada, e as nossas categorias precisam ter repertório sobre normas, meios de ação e medidas de combate à Reforma Trabalhista do governo Temer”, explicou.

O Seminário, inicialmente previsto para começar em 20 de setembro, foi adiantado para os dias 18 e 19 para garantir a possibilidade de participação dos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que estará em processo eleitoral dia 20.

Fonte: Fetropar