Os trabalhadores precisam descansar. Por isso, eles possuem direito de pelo menos uma folga semanal sem desconto do salário. Essa folga também se estende aos feriados civis e religiosos. Na próxima terça-feira (15), é feriado da Proclamação da República, e a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) irá emendar o feriado e fará recesso na segunda-feira (14).

Trabalhadores e sindicatos filiados que precisam entrar em contato com a Fetropar, podem ligar para (41) 3244-2523. O atendimento é retomado, normalmente, na quarta-feira (16), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A legislação permite que o comércio em geral e alguns setores específicos realizem suas atividades normalmente aos domingos e feriados. Empresas de transportes, por exemplo, não podem interromper as atividades, por se tratar de um serviço essencial e sua ausência prejudicaria a locomoção das pessoas.

“Se o empregado for convocado para trabalhar no feriado, a empresa deve conceder outro dia de folga para compensar. Caso não haja a possibilidade de folga compensatória, é preciso pagar horas-extras em dobro”, explica João Batista.

Fonte: Fetropar