Em 28 de janeiro, a diretoria da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) realizou a primeira reunião do ano com seus sindicatos filiados, para discutir e deliberar questões sindicais e de planejamento das atividades para 2016.

Após o debate sobre os eventos que envolveram a entidade desde a última reunião, os dirigentes trataram da construção dos instrumentos normativos das categorias.

No âmbito das negociações coletivas, o secretário de Negociações Coletivas e Jurídico, Jaceguai Teixeira, apresentou um balanço sobre as negociações em andamento neste início de ano. Já em janeiro, a Federação começou a assinar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) dos setores de jornais, bilhar e gêneros alimentícios; já a convenção do comércio atacadista está sendo refeita em vista da mudança no comando da entidade patronal.

Ainda durante o encontro, os diretores trataram de algumas questões jurídicas, como a Ação Civil IC 001138, que pode resultar em ação sobre as contributivas. Ficou definido que cada sindicato enviará para a Fetropar suas sugestões de aplicação dessa receita – em assistência de farmácia e cursos para os trabalhadores, por exemplo – e, com isso, a Federação tentará abrir diálogo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), apresentando a projeção de uso dos valores, de acordo com a realidade dos sindicatos.

AGENDA 2016

A agenda de cursos e atividades da Fetropar foi um dos principais temas discutidos na reunião. Para capacitar os dirigentes sindicais para o movimento de base, a Federação realizará, neste ano, novas turmas do Curso de Formação Sindical nos níveis básico e avançado, já que o treinamento tem sido bastante procurado pelos sindicatos filiados e pelos novos dirigentes.

Além disso, a entidade promoverá cursos para rescisão e homologação, ministrados por um contador. Na reunião, já foi apresentado o material do curso; agora, a Fetropar deverá decidir se ele será feito com uma única turma ou em diversas regiões.

Para os integrantes da Comissão de Negociação da Federação, será realizado um treinamento sobre negociações coletivas por meio de uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Assim, os dirigentes estarão mais preparados para buscar avanços nos direitos da categoria junto ao patronal.

Os cursos profissionalizantes feitos em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) também continuam neste ano; o contrato com os instrutores já foi renovado.

Outro importante evento da entidade a ser realizado em 2016 é o seminário de replanejamento, que ocorrerá em 24 e 25 de maio.

Fonte: Fetropar