É preciso replanejar para seguir adiante. Pensando nisso, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) realiza, em 24 e 25 de maio, o Seminário de Replanejamento 2016-2020. O evento acontece em Guaratuba/PR, no Hotel Santa Paula, a partir das 10h.

O objetivo do encontro é formular as prioridades na luta do movimento sindical, as questões organizacionais e a aproximação com os trabalhadores e os sindicatos filiados.

O encontro será aberto a três dirigentes de cada sindicato filiado à Federação. O convidado para palestrar no primeiro dia de evento é o jornalista, analista político e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz, conhecido como Toninho do Diap.

A abertura da mesa será com a discussão do tema Desafios e Perspectivas do Mundo do Trabalho para a Classe Trabalhadora no Brasil e no Mundo. Outro convidado confirmado é o economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso.

Outros temas que fazem parte da discussão de replanejamento da entidade são a missão, os princípios e os valores da Fetropar; as políticas de segurança e saúde para os trabalhadores e as políticas de negociações coletivas e de comunicação sindical. O primeiro dia será encerrado com um jantar de confraternização, a partir das 20h.

O seminário continua no dia 25, às 9h, com a discussão sobre políticas sociais e de gênero da Fetropar. Às 10h, os dirigentes discutirão a política previdenciária e de aposentados. A partir das 11h, o foco do debate será a política de formação sindical. O fortalecimento e o financiamento sindical também são assuntos que farão parte do debate de replanejamento.

Os dirigentes também vão debater sobre o andamento da pesquisa com os trabalhadores e vão elaborar a agenda de atividades de 2016.

“Nós precisamos fazer o debate para ver qual é esse replanejamento, qual tipo de federação nós vamos continuar fazendo. Enfim, sugestões novas que, eventualmente, possam ter”, explica o presidente da Fetropar, João Batista da Silva. O primeiro replanejamento foi realizado em 2003. De acordo com o presidente, essa é a oportunidade também de diagnosticar o que foi planejado naquele ano e não foi posto em prática.

João Batista esclarece, ainda, que o replanejamento é importante para conhecer qual o perfil de Federação que se deseja ter. “Todo mundo tem ideias para serem apresentadas. Talvez se quiserem escrever uma tese, podem aproveitar”, declara.

Fonte: Fetropar