Em 20 de janeiro, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) participou da solenidade de posse do novo superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná (MTE-PR), Marcio Pessatti. A cerimônia foi realizada no Auditório dos Correios, em Curitiba.

O termo de posse foi assinado por Pessatti junto ao ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. Cerca de 500 pessoas, entre lideranças políticas, dirigentes sindicais, trabalhadores e autoridades locais e nacionais prestigiaram a cerimônia.

Representando a Fetropar, estiveram o presidente da entidade, João Batista da Silva, e o secretário de Negociações Coletivas e Jurídico, Jaceguai Teixeira. “Neste difícil cenário que o país enfrenta, é importante que os trabalhadores e o governo mantenham o diálogo e, juntos, estudem formas de conquistar avanços para o estado. É isso o que esperamos para esse novo período”, afirmou o presidente da entidade.

NOVA GESTÃO

Marcio Pessatti tem uma história de luta pelos direitos dos trabalhadores, com engajamento em movimentos sociais. Foi com essa visão de luta que o superintendente iniciou sua gestão. “Queremos dar uma atenção especial à vida do trabalhador”, defendeu.

Ao assumir a gestão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná (SRTE/PR), Pessatti destacou como prioridade a manutenção do diálogo permanente com a sociedade civil, por meio das centrais sindicais e dos movimentos sociais.

“A conjuntura nos deixa vários desafios. Um deles é manter um diálogo constante. Temos que ouvir os trabalhadores. Para isso, é importante retomar uma ferramenta que foi interrompida: o Conselho Regional do Trabalho (CRT)”, destacou Pessatti.

“Nosso propósito é o de manter uma gestão democrática, participativa e transparente, com destaque para o diálogo com todos os atores sociais. Também queremos reforçar as ações, visando construir uma pauta voltada para o combate ao trabalho escravo e para o fortalecimento das relações de gênero e com a juventude”, finalizou.

Além de animar o movimento sindical, a política anunciada pelo novo superintendente também foi apoiada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social. “A ideia de uma gestão participativa é uma decisão estratégica que queremos estimular, gestão esta que possa trabalhar em rede com todas as estruturas conveniadas e potencializar todos os programas e ações do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS)”, frisou Rossetto.

Ainda durante a cerimônia de posse, foi destacada, pelas autoridades, a necessidade de articulação e união entre a sociedade civil e o governo para conseguir superar a crise econômica e retomar o crescimento da geração de empregos.

 

Foto: TRT-PR

Fonte: Fetropar