Teve início nesta quarta-feira (5), o seminário da Fetropar com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF). Estiveram presentes representantes de sindicatos filiados à federação, que puderam conhecer mais sobre a ITF e discutir novas formas de luta para a categoria.

O encontro de formação de líderes sindicais foi até sexta-feira (7), em Curitiba, e teve na programação discussões relevantes sobre o atual cenário sindical e trabalhista no Brasil e no mundo. Entre os temas apresentados esteve: fortalecimento sindical, utilização de novas tecnologias, sensibilização de gêneros, construção e organização de alianças, reforma trabalhista e reforma da previdência.

“Este encontro reforça a necessidade de nos prepararmos para os grandes desafios que virão em 2020. Passamos por um momento de instabilidade e desmonte do movimento sindical no país e precisamos nos fortalecer”, destaca o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck.

O primeiro vice-presidente da Fetropar, Epitácio Antônio dos Santos, que é membro do Comitê Executivo da ITF, também reforça a importância do apoio da entidade internacional, à qual o Fetropar é filiada. “Com comitês de coordenação nacional e regional, espalhados por todo mundo, a ITF é uma forte aliada no desenvolvimento de nossas ações e campanhas de fortalecimento sindical e valorização do trabalho”, explica.

A ITF é reconhecida como a autoridade em transportes líder no mundo. Com atuações em 147 países, suas ações integradas auxiliam cerca de 20 milhões de trabalhadores. Com sede em Londres, a Federação Internacional tem escritórios em Amã, Bruxelas, Nairóbi, Nova Déli, Ouagadougou, Rio de Janeiro, Cingapura, Sydnei e Tóquio.

 

Fonte:Fetropar