Passar a mensagem das boas práticas sindicais e orientar as lideranças sobre os novos rumos do movimento sindical são apenas alguns dos vários passos que a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) está dando para promover um diálogo mais transparente com os sindicatos filiados e com a sociedade civil.

Por isso, em 28 de julho, a Fetropar realizou uma reunião com os membros da diretoria executiva. O presidente da Federação, João Batista da Silva, salientou que a ideia do encontro foi proporcionar um debate mais acessível aos integrantes. A reunião foi informativa e, ao mesmo tempo, deliberativa sobre alguns aspectos.

Durante o encontro, os participantes discutiram os resultados da prestação de contas da Secretaria de Finanças; a data-base dos empregados da Fetropar; alguns temas referentes ao Seminário de Replanejamento, a participação da Fetropar em um seminário jurídico em Manaus e o Curso de Gestão Sindical e Oratória, que acontecerá em 10, 11 e 12 de agosto.

O presidente explicou que esse curso é uma oportunidade que o dirigente sindical tem de ficar por dentro dos temas cotidianos que afetam os sindicatos e os trabalhadores. “A Federação já faz isso há anos, mas trazer alguém que examine os artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é uma orientação a mais ao dirigente”, destacou.

Importância da reunião da Diretoria

A reunião da diretoria executiva é importante para a entidade encaminhar as demandas que precisam ser resolvidas.

“A regra para todas as reuniões é a vinda da executiva e dos presidentes dos sindicatos. Porém, há oportunidades em que a gente quer ter um debate mais intimista, que propicie as pessoas a se abrirem mais”, afirmou João Batista.

O secretário de finanças adjunto, Olímpio Mainardes Filho, ressaltou que é importante a discussão periódica dos temas pertinentes à Federação, pois isso leva à construção de um debate que afeta até mesmo as negociações coletivas.

“Temos discussões coletivas que, ano a ano, vão mudando. Então, a gente tem que estar se aperfeiçoando para conseguirmos melhorar”, recomendou.

Sobre o curso de Gestão Sindical e Oratória, o terceiro vice-presidente, Luiz Adão Turmina, reafirmou a necessidade de os presidentes dos sindicatos indicarem diretores para participar, porque, segundo ele, a Fetropar é o local onde os membros podem se atualizar.

“A reunião foi bastante produtiva. Foram discutidos vários assuntos e, dentre eles, alguns que requerem um pouco mais de análise. Sobre o curso, acho que todos temos que vir, porque isso também é importante para os dirigentes sindicais que estão na base”, finalizou.

Fonte: Fetropar