O coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), criticou o que considera falta de planejamento do governo federal no combate ao vírus da gripe H1N1 no País.

O Ministério da Saúde divulgou que já foram registradas 102 mortes neste ano no Brasil, em decorrência do vírus. Em todo o ano passado, foram 36 mortes. Do total deste ano, 70 mortes ocorreram no estado de São Paulo. Até 2 de abril, foram 686 casos de complicações por H1N1 no País.

A procura pela vacina contra a gripe H1N1 tem provocado filas em clínicas particulares, em todas as regiões do País, mesmo em estados sem registro de mortes em decorrência da doença. Mas faltam imunizantes para atender a população.

O deputado Osmar Terra cobrou um plano nacional de combate ao vírus. “Tem que ter um plano pra isso, esta faltando planejamento. As pessoas estão morrendo, não adianta um instituto falar que é questão do tipo de vírus. Lembro que vacinamos metade da população do Rio Grande do Sul em 2010, não teve nenhum caso nem de óbito e nem de gripe, não teve nada em 2010.”

Antecipação do vírus

Este ano o vírus chegou antes do esperado. A previsão era que o pico de casos fosse no mês de julho, mas o País vem registrando casos desde o início do ano.

Especialistas discutem hipóteses para explicar a antecipação, que vão de fatores climáticos até o aumento de viagens internacionais que podem ter trazido o H1N1 que circulava no hemisfério norte.

Por causa disso, o Ministério da Saúde antecipou a distribuição das vacinas contra influenza e liberou os estados para iniciarem a aplicação antes da campanha nacional de vacinação, prevista para começar em 30 de abril.

Até o momento, ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, já anunciaram antecipação da vacinação.

 

Fonte: Agência Câmara