As empresas de transporte público coletivo são formadas por dezenas de funcionários que atuam nas mais diversas áreas, desde o abastecimento da frota até a direção geral. Mas para garantir a organização de todo esse pessoal e o bom funcionamento da empresa, os trabalhadores do setor de Recursos Humanos (RH) têm papel fundamental.

Esta é a missão da Lucimara de Camargo Ananias, filiada do Sindeesmat que trabalha como auxiliar de departamento pessoal na empresa Auto Viação Tamandaré.

Todos os dias a profissional precisa lidar com as necessidades, os direitos e as expectativas dos funcionários da empresa. Como trabalha no RH central, ela organiza as demandas não só dos trabalhadores da matriz, mas também de outras quatro filiais da empresa.

Cuidar de tudo o que envolve o pagamento dos trabalhadores é uma das principais tarefas que Lucimara realiza. É ela quem entrega os holerites e faz os lançamentos dos valores que o funcionário tem a receber, das horas que foram trabalhadas a mais, dos benefícios e das faltas.
Os novos trabalhadores que darão início às tarefas na empresa também passam pelo departamento. Lucimara é responsável pelo importante processo na carreira de qualquer profissional: a contratação.

“Nós fazemos um dos primeiros contatos da empresa com o funcionário, a contratação. Temos que fazer mais que um bom atendimento. Apresentamos aos trabalhadores o funcionamento da empresa, para que eles conheçam o local e o trabalho que vão começar”, conta a auxiliar.
Lucimara também ajuda os funcionários a se informar sobre os respectivos direitos e esclarecer dúvidas sobre questões da empresa. “Nós fazemos esse atendimento pessoalmente e por telefone. Estabelecemos uma ponte de ligação entre a direção da empresa e os trabalhadores”, explica.

Habilidades

Para trabalhar com pessoas é preciso ter diversas habilidades. Saber se comunicar bem é uma delas. Para solucionar os problemas, o profissional precisa ouvir e compreender as demandas dos trabalhadores e da gerência.

“Quem trabalha nessa área precisa ter muita responsabilidade e atenção, porque mexemos com assuntos importantes, como o pagamento dos trabalhadores. Mas o mais importante é gostar do que faz”, destaca, Lucimara.

Crescimento profissional

Antes de assumir o cargo no departamento de pessoal, Lucimara trabalhava na recepção da empresa.
Para crescer na carreira, Lucimara dá algumas dicas: dedicação, qualidade no trabalho e, principalmente, estudo. “Fiz um curso de auxiliar de RH e assim que abriu uma vaga eu já consegui, porque tinha o conhecimento. É importante continuar estudando, porque faz muita diferença no trabalho”, afirma.

Fonte: Sindeesmat