Ergonomia é a palavra que define a área de estudo especializada na relação entre homens e máquinas – no caso do motorista de caminhão, sua interação com o próprio veículo –, para que aconteça de forma adequada, eficiente e segura. Para quem trabalha na estrada, o conceito abrange um tópico muito importante: a postura.

Rodoviários que passam longos períodos sentados na mesma posição possivelmente já experimentaram alguns desconfortos como dores musculares, câimbras e formigamentos. Com o passar do tempo, a tendência é que esses incômodos sejam promovidos a doenças ocupacionais graves e, muitas vezes, incapacitantes. Por isso, é fundamental cuidar da postura!

Dê uma olhada nas dicas da Fetropar para melhorar a postura ao volante e não se esqueça de compartilhar com os colegas de estrada!

Comece pela regulagem do banco

Antes de mais nada, é importante que você se sente na posição correta, com a coluna ereta e as costas totalmente alinhadas ao encosto do banco. Ajuste a altura do assento de forma que seja possível enxergar perfeitamente a rodovia, olhando em linha reta. Você não deve precisar inclinar a cabeça para ter uma boa visibilidade enquanto dirige.

Já a distância precisa ser regulada em relação aos pedais. O ideal é que haja espaço o suficiente entre o corpo do condutor e o pedal para que as pernas fiquem confortavelmente dobradas quando o motorista estiver sentado. A inclinação do encosto não pode ser excessiva, para que as costas tenham apoio.

Fique atento à posição das mãos

A postura correta para o motorista deve possibilitar a movimentação do braço em direção ao câmbio sem esforço, dores ou contorcionismos. Em caminhões mais modernos, esse problema pode ser resolvido com a regulação da altura e profundidade do volante.

Se o veículo que você dirige permitir esses ajustes, sempre se lembre de manter um espaço de cerca de um palmo entre o volante e as pernas. Assim, os movimentos necessários para acionar freios e embreagem serão mais confortáveis.

Faça caminhadas

Mesmo com todos os cuidados posturais, passar muito tempo sentado ainda pode ser prejudicial à saúde. Para evitar problemas, aproveite suas paradas para dar pequenas caminhadas e fazer alongamentos, trabalhando os braços e membros inferiores.

Cobre a empresa

Na opinião do presidente da Fetropar, João Batista da Silva, os motoristas devem informar o patrão caso o caminhão que esteja sendo utilizado não ofereça as condições necessárias para a postura do trabalhador. “Desvios na coluna são graves e podem afastar os rodoviários de seus postos de trabalho. Se há algum problema com as ferramentas de regulagem dos componentes do veículo, a empresa tem que providenciar uma solução”, orienta.

Caso o empregador se recuse a resolver a situação, o motorista deve procurar o sindicato que o representa para que o impasse seja solucionado com urgência.

Fonte: Fetropar