Menores e mais baratas, as motos têm conquistado um espaço cada vez maior nas vias brasileiras. Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que a frota de veículos em 44,6% dos municípios brasileiros é majoritariamente composta por motocicletas.

O cenário chama atenção em vários estados brasileiros. No Acre, todas as cidades têm mais motos do que carros. Outras localidades que se destacam são o Pará, que tem 99% dos municípios na mesma situação; Maranhão, com os mesmos 99%; Rondônia, com 98%; e Piauí, também com 98%.

Segurança no trânsito e motocicletas

A mudança de perfil no trânsito brasileiro exige mais atenção dos motoristas e novas soluções elaboradas pelo poder público para evitar acidentes. De acordo com dados da seguradora Líder, que administra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), 75% das indenizações pagas a acidentados entre janeiro e abril de 2018 foram por acidentes de motos.

Na opinião do presidente da Fetropar, João Batista da Silva, os índices só irão diminuir com a criação de políticas públicas de segurança voltadas para motos. “Os governos têm que pensar em alternativas urgentes para evitar acidentes que, muitas vezes, envolvem não só os motociclistas, mas também pedestres e outros motoristas”, defende.

Em São Paulo, entidades que representam motociclistas profissionais debatem a criação de motofaixas nas vias urbanas. Esses trechos seriam utilizados como corredores exclusivos para motos, principalmente em horários de pico.

Enquanto não se encontram soluções específicas para a questão, medidas simples e gerais podem ser adotadas pelo governo. Entre elas, o reforço à sinalização e iluminação nas estradas e uma força-tarefa para diminuir o número de buracos nas rodovias.

Fonte: Fetropar