O Instituto São Cristóvão (ISC) leva cursos de reciclagem e formação para trabalhadores em todo o estado. No dia 15 de fevereiro, foi a vez dos trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de União da Vitória (Sintruv) receberem a formação em Cargas Indivisíveis.

Dezessete rodoviários participaram das aulas e, agora, estão capacitados para conduzir caminhões prancha. Ao todo, o curso teve carga horária de 50 horas e poderá ser validado no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

A capacitação englobou orientações sobre cargas dispostas em peças unitárias e com grandes divisões, além de trabalhar técnicas de amarração de veículos, empilhadeiras e bobcats.

As aulas também incluíram noções básicas de primeiros socorros, meio ambiente e instruções sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) nesses casos.

De acordo com o presidente do ISC, João Batista da Silva, o formato e a dinâmica do curso são pensados em uma maneira diferenciada, voltada para o trabalhador. “Sabemos que a categoria trabalha a semana inteira e vai para esse curso buscando novos objetivos. Por isso preparamos os instrutores para trabalharem o conteúdo de maneira leve e interessante, como quem sabe que está falando com trabalhadores qualificados”, explica.

Fonte: Instituto São Cristóvão