Com o intuito de capacitar cada dia mais os rodoviários do Paraná e os trabalhadores em geral, o Instituto São Cristóvão (ISC) oferecerá dois novos cursos a partir deste ano. O instituto já disponibilizava em anos anteriores outros sete cursos que envolviam áreas como, por exemplo, reciclagem, transporte de passageiros, transporte de emergência e motofrete.

O primeiro curso novo ofertado em 2017 é o de operador de empilhadeira e foi disponibilizado com a finalidade de qualificar seus participantes. Além desse, o curso de TáxiTur também estará disponível aos trabalhadores interessados.

De acordo com o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, a escolha dos cursos se deu pela grande procura das áreas pelos trabalhadores. “A busca por essas duas áreas é grande há muito tempo, tanto pelos empregados como pelos empregadores. Decidimos que o correto seria começar o ano com esses dois cursos, que certamente atenderão às demandas do trabalhador”, afirma.

De acordo com o presidente do ISC, João Batista da Silva, a procura constante por qualificação ajuda o trabalhador na hora de buscar um novo emprego ou até mesmo iniciar em uma nova área de atuação. “Cursos como esses inserem o cidadão no mercado de trabalho, o colocam à frente na disputa por empregos e o ajudam no desenvolvimento de um trabalho de melhor qualidade”, comenta.

Operador de empilhadeira

O curso de operador de empilhadeira, que recebe profissionais de todo o Paraná, já iniciou com algumas turmas ano passado, mas terá seu trabalho ampliado em 2017, e cada turma terá até 20 alunos. Munir explica que o número reduzido de estudantes por turma se justifica pela busca da qualidade do ensino.

“Com turmas menores, prezamos pela qualidade do ensino. Assim, cada pessoa que participa do curso terá toda a atenção que necessita para completar sua capacitação e sairá das atividades do instituto com a melhor formação possível”, explica Munir.

TáxiTur

Os grandes eventos esportivos internacionais impulsionaram a busca por cursos como o de TáxiTur. Na Copa do Mundo de 2014 e até nas Olimpíadas do Rio em 2016, a chegada de turistas em todo o país foi constante e evidenciou a necessidade de melhor qualificação dos motoristas brasileiros.

O curso de TáxiTur do ISC será disponibilizado apenas em Curitiba e também contará com turmas de até 20 alunos. O objetivo principal é potencializar o turismo na capital paranaense e irá ensinar outros idiomas para os alunos inscritos. As turmas devem ser fechadas pelos 26 sindicatos conveniados ao instituto.

Fonte: Fetropar