Enfim estamos chegando ao fim do ano. Um ano difícil para o povo brasileiro, mais especificamente para a classe trabalhadora.

Com um governo ilegítimo e arbitrário, Temer e os patrões retiram direitos históricos dos trabalhadores, acabam com a liberdade e com o direito de organização sindical e tentam enfraquecer e fragilizar ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras e suas lutas.

Nunca tivemos um governo tão desonesto e mal-intencionado, dia a dia sucateiam nosso sistema de saúde e educação e vendem o tão valioso patrimônio brasileiro.

São milhões de trabalhadores e trabalhadoras, mães e pais de família desempregados e sem alternativas de vida e de desenvolvimento social e profissional.

Em nome da moralidade e do crescimento econômico, vendem nossos recursos naturais, minerais e humanos, enquanto por trás dos panos mantêm as vantagens e as regalias de uma rica e podre elite brasileira.

E como se tudo isso fosse pouco, querem ainda quebrar nossa aposentadoria e impedir que os pobres possam vir a se aposentar um dia.

A Reforma da Previdência é uma falácia, uma mentira e um engodo, todos sabemos que o rombo da previdência tem outras causas, que são principalmente o descontrole governamental, o mal uso dos recursos existentes e, principalmente, a inadimplência e a sonegação das grandes empresas e dos grandes empresários.

Sobra para os trabalhadores mais uma vez o peso e o custo de pagar o pato. Se a Reforma da Previdência for aprovada, milhões de trabalhadores e trabalhadoras vão morrer muito antes do tempo que precisariam ter de trabalho e de contribuição para conseguir se aposentarem.

Entretanto nem tudo são lágrimas, felizmente, mesmo em meio a tanta crise e a tanta dor, os trabalhadores e trabalhadoras resistem, fazem greve, reorganizam os movimentos populares e sociais e se organizam com seus sindicatos, buscando defender e garantir seus direitos.

Foi um ano de muitas greves, reinvindicações e lutas e, aos poucos, vamos mostrando e entendendo que só com luta, união e solidariedade podemos manter nossas conquistas e ampliar nossos direitos.

Neste ano, o Sindeesmat se organizou e se fortaleceu ainda mais. Estivemos em todos os dias do ano na porta de alguma das empresas em nossa base. Mais do que nunca, nosso sindicato visitou e foi ouvir os trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho.

Com o Sindicato Móvel fizemos atendimentos, sindicalizamos os não sindicalizados e levamos os serviços do sindicato aonde os trabalhadores e trabalhadoras mais necessitam, no local de trabalho.

Ampliamos nossos estudos e atuações com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e avançamos nas discussões e proposições sobre a questão de saúde e segurança no trabalho.

Fizemos pesquisas para entender e conhecer ainda mais o perfil e as necessidades de nossa categoria e criamos a Secretaria das Mulheres para acompanhar e dar amparo às questões das mulheres trabalhadoras de nossa categoria. Neste ano, o outubro foi rosa e novembro combateu todas as formas de violência contra as mulheres.

Pensamos que o sindicato é um instrumento, uma ferramenta de defesa dos direitos e questões dos trabalhadores e trabalhadoras, onde quer que eles e elas estejam.

Apesar do corte de recursos da contribuição assistencial, retirada pela URBS das verbas de manutenção sindical, fizemos questão de buscar garantir o melhor atendimento a todos e de não prejudicar de forma alguma a nossa já tão sofrida e precarizada categoria.

Quando já nos preparávamos para festejar o fim de ano e para nos prepararmos para as difíceis batalhas de 2018, sofremos um grande acidente em nossa sede administrativa. Com um grande prejuízo material, no início deste mês caiu o teto de algumas de nossas salas, com grande assombro emocional e impacto de destruição local.

Mais uma vez como a ave fênix, da mitologia grega, que toda vez que era destruída ressurgia das próprias cinzas, mais uma vez o Sindeesmat dá um exemplo de força e de luta e rapidamente se reorganiza para seguir atendendo e lutando junto com a nossa categoria.

Nos próximos meses, estaremos atendendo provisoriamente no oitavo andar do prédio onde fica nossa sede administrativa, enquanto esta estiver interditada e fechada para reforma. O fundamental é que não haverá prejuízo para a categoria e que continuaremos a prestar o serviço de qualidade e com o carinho e atenção de sempre.

Para 2018 segue o desafio de seguir lutando por melhores condições de salário e de trabalho para todos e todas e de buscar manter os direitos e conquistas históricas para nós e para toda a sociedade brasileira. Nenhum direito a menos! Por uma vida digna e melhor para todos e todas!

Reafirmo o meu compromisso e de minha diretoria de estar presente no dia a dia e na vida de nossa categoria. Estaremos sempre do lado dos trabalhadores e trabalhadoras e sempre buscando atender e ampliar os desejos e necessidades nos escritórios e estruturas de manutenção do transporte rodoviário de Curitiba e da Região Metropolitana.

Termino esta mensagem com o coração repleto de paz e de esperança, de crença na vida e em um mundo e uma sociedade melhor para todos e todas. Com a alma acesa de desejos e vontade de lutar, de reivindicar, de manter nossos direitos históricos e de ampliar ainda mais nossas conquistas.

Reitero que o Sindeesmat somos todos nós, somos eu, você, minha diretoria, todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que compõem essa nossa tão valente e querida categoria.

Desejamos a você e sua família um final de ano repleto de paz, amor, solidariedade, felicidades e que seu 2018 seja de muito sucesso e de bons resultados!

Feliz Natal e um feliz 2018

Agisberto Rodrigues Ferreira Junior e diretoria

Fonte: Sindeesmat