Motoristas e cobradores da empresa Redentor – uma das duas empresas ainda em greve – foram pagos e começaram a liberar os ônibus até então inoperantes da garagem da empresa. A informação é da prefeitura de Curitiba e do sindicato da categoria em greve, o Sindimoc. Com isso, apenas uma das onze empresas que operam o transporte coletivo em Curitiba mantém linhas em esquema de greve. A Araucária Filial, responsável por 21 linhas nas regiões Leste e Sul da cidade, ainda não informou sobre a efetivação dos salários atrasados de seus funcionários e continua com 30% da frota nas ruas.(confira abaixo a lista das linhas que continuam afetadas).

Segundo a prefeitura, o comunicado do pagamento dos trabalhadores da Redentor foi repassado por volta das 9h45. Desde então, a frota total da empresa está sendo liberada. A previsão inicial era de que todas as linhas mantidas pela viação estivessem em circulação até 10h30 desta quinta-feira (14) –terceiro dia consecutivo de paralisação de ônibus na capital. Às 10h40, contudo, 60% dos ônibus da empresa estavam nas ruas, e a Urbs, que gerencia o sistema de transporte na capital, falou que a normalização total da Redentor deve ocorrer até 11h30.

A capital amanheceu nesta quinta-feira (14) com duas das onze empresas que operam o transporte na capital estão com frotas em parte paralisadas: Redentor, que roda por toda a cidade, e Araucária Filial.

A prefeitura informou que a determinação judicial que obriga frota mínima nas ruas foi cumprida. A administração municipal disse ainda que não houve “grandes problemas” por causa da paralisação deste dia.

Veja mais: as linhas de ônibus que voltam a ter circulação normal em Curitiba

Conforme acordado em audiência realizada na tarde de terça-feira (12) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e que envolveu representantes do Sindimoc, do sindicato patronal (Setransp) e da Urbanização de Curitiba (Urbs), assim que os salários forem depositados por completo, a greve será encerrada e 100% da frota voltará a circular.

Pagamento hoje

Nesta manhã, por meio de sua assessoria de imprensa, o Sindimoc reafirmou que a previsão é de que todo o restante dos pagamentos atrasados seja quitado ainda hoje.

A estimativa é de que os salários atrasados dos funcionários de todas as onze empresas chegassem a somar R$ 4,5 milhões – dinheiro que as empresas disseram não ter . Sem outra alternativa, a Urbs se comprometeu durante a audiência de terça-feira a efetuar repasse extra de R$ 3,5 milhões para que as viações conseguissem por o salário dos trabalhadores em dia.

A situação segue indefinida quanto ao desconto de folha dos motoristas e cobradores pelos dias parados e quanto às multas aplicadas ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) – por causa de descumprir a exigência de manter frota mínima nesta terça-feira – e ao Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) – por ter atrasado os salários. Todas essas questões serão definidas em uma nova audiência no TRT, marcada para a próxima terça-feira (19).

Confira as linhas que permanecem em greve

– Araucária

Camp. Siqueira / Batel

Ctba / Araucária

Mad. Campo Comprido

C. Raso / Camp. Siqueira

Inter 2 ( Anti-Horário)

Inter 2 (Horário)

Pinhais / C. Comprido

Interbairros II (Anti-Horário)

Interbairros IV

Interbairros V

Centenário / C. Comprido

E. E. Ali Bark 1

E. E. Apae 1

Detran / Vic. Machado

Jd. Esplanada

Nsa. Sra. da Luz

Rua XV / Barigui

Tramontina

V. Sandra

V. Velha

Augusta

C. Comprido / C. Raso

C. Comprido / CIC

Mossunguê

V. Marqueto

V. Verde

Contenda Metropolitano

Araucária Metropolitano

Campo Largo Metropolitano

 

Fonte: Gazeta do Povo