Como é de tradição na Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), em outubro, nos dias 5, 6 e 7, acontecem o XVI Seminário Preparatório para as Negociações Coletivas 2017 e o XI Seminário Jurídico. Instituto São Cristóvão (ISC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) organizam o evento.

Nos dois primeiros dias, o evento terá a participação de convidados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTT) e, no terceiro dia, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho. Também é a oportunidade de reunir lideranças sindicais, dirigentes e entidades parceiras.

No Seminário de Negociações, que começa na quarta-feira (5), os participantes debaterão sobre a crise e sua repercussão no Poder Judiciário. Já no dia 6, os dirigentes farão um balanço econômico do Brasil, referente a 2016, e as perspectivas para 2017. Essa é uma das ocasiões favoráveis para discutir, ainda, sobre o rumo que as organizações sindicais do país deverão seguir nos próximos anos.

A programação continua com uma análise sobre as negociações coletivas no Paraná. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupo para avaliar as atividades da Fetropar nessa área. Para finalizar o primeiro dia do encontro, os integrantes discutirão sobre a campanha salarial e as reivindicações para os próximos anos.

O encerramento do evento será na manhã do dia 7, com a constituição da coordenação e da comissão de negociações coletivas da Federação e dos sindicatos filiados para 2017. Em seguida, será feita uma Assembleia Geral Extraordinária para aprovar o rol de negociações.

O Seminário de Negociações será no Hotel Mabu, na rua XV de Novembro, 830, no Centro de Curitiba.

Seminário Jurídico

Ainda em 7 de outubro, será a vez dos dirigentes, dos estudantes de Direito e dos especialistas da área participarem do XI Seminário Jurídico, que iniciará às 13h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nessa data, Augusto César Leite de Carvalho abordará os aspectos da legislação que afetam os motoristas. No evento, também serão debatidas as inconstitucionalidades presentes na Lei do Caminhoneiro.

O evento acontecerá no prédio histórico da UFPR, Salão Nobre, no 1º andar.

Serviço:

Local do XVI Seminário Preparatório para as Negociações Coletivas 2017: Hotel Mabu – Rua XV de Novembro, 830, Centro.

Local do XI Seminário Jurídico: prédio histórico da UFPR, Salão Nobre, 1º andar.

Fonte: Fetropar/ISC