Eles estão nas estradas, mas não deixam de acompanhar o que está acontecendo no mundo virtual. Se antes o rádio era o amigo fiel dos motoristas de caminhão, algumas pesquisas recentes indicam que o perfil do profissional está mudando.

Contrariando as expectativas, esse profissional, cada vez mais jovem, preocupa-se com a saúde, e está de olho na internet. Eles rodam o país conectados. Os dados recentes mostram que 71,8% desses trabalhadores têm acesso à internet por meio de aparelhos móveis. Desses, 62% acessam a rede diariamente.

A presença digital revela, ainda, que 36% das visitas aos sites especializados resultam do acesso às redes sociais, sendo que 99% dessas visitas são provenientes de cliques em links publicados no Facebook.

O presidente do Instituto São Cristóvão (ISC), João Batista da Silva, explica que essas informações revelam a preferência dos trabalhadores por determinada rede e que, desse modo, é possível criar um canal de comunicação mais amplo com a categoria.

“Além disso, precisamos usar a tecnologia a nosso favor e fazer uso dos aplicativos que auxiliam os rodoviários”, considera.

Confira abaixo alguns aplicativos que facilitam a vida do motorista nas estradas:

– Waze: é uma mistura de GPS e rede social. Ele ficou famoso por sugerir rotas alternativas, alertar os motoristas sobre acidentes e sobre a velocidade média das estradas. Vale ressaltar, porém, que ele não deve ser usado com o intuito de fugir das blitzes.

– Google Maps: é um dos aplicativos de geolocalização mais conhecido no mundo. Ele permite baixar mapas para consultas off-line, o que possibilita o acesso ao local sem a conexão com a internet.

– AccuWeather: informa as condições do clima da região em que o motorista está, tais como sensação térmica, umidade relativa do ar, índice de raios ultravioletas e visibilidade.

– Mãos no Volante: um dos mais importantes para a conscientização dos motoristas. Ele impede que o trabalhador atenda chamadas enquanto está dirigindo. Basta ligar o aplicativo e, então, qualquer ligação será automaticamente rejeitada e respondida com um aviso de que o motorista está dirigindo e irá ligar mais tarde.

Fonte: Fetropar